CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DA CULTURA NEGRA E DO LEGADO CIENTÍFICO AFRICANO AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

  • Felipe Fontana
  • André da Paixão Gomes
Palavras-chave: Legado Científico Africano; Cultura Negra. Ensino de Ciências Naturais.

Resumo

O entendimento acerca da trajetória das Ciências Naturais, principalmente a
relação que os avanços tecnológicos decorrentes de seu desenvolvimento estabelecem com a
sociedade em geral, estão sendo cada vez mais dinamizados por conhecimentos, saberes e
apontamentos decentralizados e “inovadores”; ou seja, distantes do eixo no qual elas são
correntemente compreendidas, analisadas e ensinadas (qual seja, sempre no interior do léxico
dialógico eurocêntrico, masculino, branco e ocidental). Isso, dentre outras coisas, significa dizer
e, sobretudo, reconhecer que há outras culturas, grupos sociais, espaços e comunidades que: 1)
produzem ciência; 2) contribuem para o avanço das ciências; 3) são detentoras de um
pensamento científico de igual relevância quando comparado a outras produções científicotecnológicas ocidentais. Nesse sentido, é importante apontar que há um movimento novo –
liderado pelo avanço de dois campos disciplinares a partir dos anos de 1945 (final da II Guerra
Mundial e início da Guerra Fria), denominados de Ciência, Tecnologia e Sociedade e História
e Filosofia da Ciência – que interpelam de modo radical a maneira e o método como a trajetória
das ciências vem sendo remontada e transmitida. Na “onda” deste movimento, destaca-se uma
lacuna que ele busca “tapar”, qual seja: precisar e evidenciar as contribuições da população
negra – africana ou afro-brasileira – aos avanços científicos edificados pela humanidade.
Buscando ilustrar esse novo panorama atrelado ao entendimento das ciências naturais,
construímos este texto – calcado em uma revisão bibliográfica específica – para assim,
vislumbrar com mais precisão as razões pelas quais se faz necessária a presença de saberes
científicos africanos e afrocentrados no interior do ensino e das ciências naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2018-12-12
Como Citar
1.
Fontana F, da Paixão Gomes A. CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE A INTEGRAÇÃO DA CULTURA NEGRA E DO LEGADO CIENTÍFICO AFRICANO AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. arqmudi [Internet]. 12º de dezembro de 2018 [citado 6º de setembro de 2025];22(3):46-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/45811
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior