ANÁLISE DA ÁREA LIVRE DE CANTEIROS DE CAESALPINIA PELTOPHOROIDES (SIBIPIRUNA) EM DIFERENTES BAIRROS DA CIDADE DE MARINGÁ – PR
Resumo
A cidade de Maringá, desde o começo de seu desenvolvimento, adotou a ideia de cidade-jardim, investindo na arborização local. No entanto, com o passar dos anos e a mudança de gestão da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná para a Prefeitura de Maringá, o cuidado com as árvores da cidade se tornou precário. A partir desse fato, o presente trabalho objetivou avaliar a condição de plantio das árvores da espécie Caesalpinia peltophoroides – a mais frequentemente plantada e causadora de danos - em bairros construídos até 1982 (gestão da CMNP) - bairros velhos - e após essa data – bairros novos -, buscando possíveis diferenças. Para a escolha dos bairros utilizou-se o mapa de evolução urbana de Maringá. As medidas coletadas foram a largura e o comprimento do canteiro, bem como a medida do diâmetro à altura do peito da árvore. Foram coletados dados de 20 árvores de cada grupo de bairros, totalizando 40 árvores. Esses dados foram usados para calcular a área do canteiro, a área do canteiro ocupada pela árvore e a área livre do canteiro. O teste estatístico de Kruskal-Wallis demonstrou diferença significativa (p = 0,061) na área livre do canteiro entre os dois grupos de bairros. O resultado sugere que, apesar de ambos os grupos de bairros apresentarem medidas irregulares, o grupo arborizado sob responsabilidade da prefeitura está mais distante das normas utilizadas como referência. Conclui-se que o município necessita da elaboração de um plano municipal de arborização que regulamente a situação atual das árvores da cidade.
Downloads
Referências
FILIK, A. Trincas nas calçadas e espécies muito utilizadas na arborização: comparação entre Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa Dc.) e Falsa-Murta (Murraya paniculata (L.)Jacq.), no município de Piracicaba/SP. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2009. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-18052009-145230/en.php>. Acesso em: 02 nov. 2018.
MARINGÁ. Cidade Jardim. Disponível em: <http://www2.maringa.pr.gov.br/turismo/?cod=curiosidades/27>. Acesso em: 02 nov. 2018
PARANÁ. Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná. Manual para Elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana. Paraná. 2012. 18p. Disponível em: <http://www.meioambiente.mppr.mp.br/arquivos/File/planejamento_estrategico/6_Manual_PMARB.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2018.
SAMPAIO, A. C. F. Análise da Arborização de Vias Públicas das Principais Zonas do Plano Piloto de Maringá - PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006. Disponível em: <http://www.pge.uem.br/documentos-para-publicacao/dissertacoes-1/dissertacoes-2006pdfs/Dissertacao%20Mestrado%20Andre%20Sa mpaio.pdf >. Acesso em: 02 nov. 2018.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Manual Técnico de Arborização Urbana. São Paulo. 2015. 124 p.
SILVA, C. A. M. Considerações sobre o espaço urbano de Maringá - PR: do espaço de floresta à cidade-jardim, representação da "cidade ecológica", "cidade verde". 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88290>. Acesso em: 02 dez. 2018.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
