A Importância de material didático para a morfologia floral no ensino de ciências e biologia
Resumo
A flor é considerada um sistema caulinar determinado, pois crescem por tempo limitado, podendo apresentar folhas modificadas em apêndices estéreis, por exemplo, as sépalas e pétalas que ligam-se ao receptáculo floral e as folhas férteis, neste caso, os estames e carpelos. O ensino de morfologia da flor em ciências e biologia é desenvolvido através de revisões teóricas, deixando o conteúdo desestimulante e distante da realidade dos alunos, o que dificulta o interesse e o entendimento desses alunos pelo ensino de botânica. Assim o objetivo desse estudo foi demonstrar a importância do ensino da morfologia floral no ensino de ciências e biologia, listando as principais estratégias pedagógicas aplicadas neste campo de estudo e desenvolver uma atividade prática que possa ser realizada pelo aluno em sala de aula. Para a elaboração da atividade prática, a planta da família Malvaceae, Hibiscus sp. foi coletada na cidade de Diamante do Norte/PR, próximo ao colégio Reinaldo Massi, a mesma foi seca e costurada em um isopor, posteriormente foi indicado o nome dos verticilos florais com auxilio de canetas coloridas. A elaboração dessa atividade tem o intuito de facilitar o aprendizado dos termos utilizados em botânica, fazendo com o discente passe a ser o sujeito da sua própria aprendizagem, outro fato é tornar as aulas de botânica mais atraentes, fugindo assim do método tradicional teórico.
Downloads
Metrics
Referências
FRANCENER, A. Ensino prático de morfologia vegetal, polinização e taxonomia vegetal. 2015. Ação didático, Estágio de docência. Disponivel em:< http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/pgibt/2013/04/augusto-1.pdf.> Acesso em: 18 nov. 2018
JUDD, W.S., CAMPBELL, C.S., KELLOGG, E.A., STEVENS, P.F., DONOGHUE,M.J. Sistemática Vegetal: Um Enfoque Filogenético. 3. ed. Porto Alegre: Artmed. 2009, 612p.
LIMA, J.D & PEIXOTO, M.A.N. O potencial da ilustração como importante recurso didático a ser integrado na metodologia de ensino de biologia. 8º Jornada Científica e tecnológica e 5º simpósio da pós-graduação do Ifsulminas, Minas Gerais. 2016
PIRES, C. R.; BOTH, M.; GULLICH, R. I. da C.; SIVERIS, S.C.W. Ensino de Botânica: Uma Morfologia Floral Significativa. Revista da SBEnBio-N7. 2014.
PUCINELLI, R.H. Aprendizado dos conceitos de flor e fruto e sua utilização pelos alunos de Ciências Biológicas do I. B.- USP. 2010. 180 p. Dissertação ( Mestrado em Ensino de Ciências- Ensino de Biologia)- Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2010.
RAVEN, P.H.; EVERT, R.F. & EICHORN, S.E. Biologia Vegetal. 8ª edição. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2014, 830p.
SILVA, P.G.P. 2008. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. Tese doutorado. 148p. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102000> Acesso em: 20 nov.2018.
SOUZA, L. & MOSQUETA, I.S. Morfologia e anatomia da flor. In: Morfologia e Anatomia Vegetal. MOURÃO, K. S. M. (organizadora). Formação de Professores em Ciências Biológicas – EAD. EDUEM, Maringá. 2011.
SOUZA, L. A. De. Morfologia e Anatomia Vegetal. Ponta Grossa: UEPG. 2009, p.151-173.
STANSKI, C.; FERNANDES, C.; LUZ, P.; RODRIGUES, A.R.F.; NOGUEIRA, M.K.F.S. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. Hoehnea v.43 n.1, p.19-25, 2016.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
