A Importância de material didático para a morfologia floral no ensino de ciências e biologia

  • Vanessa de Carvalho Harthman Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: flor, botânica, didática.

Resumo

A flor é considerada um sistema caulinar determinado, pois crescem por tempo limitado, podendo apresentar folhas modificadas em apêndices estéreis, por exemplo, as sépalas e pétalas que ligam-se ao receptáculo floral e as folhas férteis, neste caso, os estames e carpelos. O ensino de morfologia da flor em ciências e biologia é desenvolvido através de revisões teóricas, deixando o conteúdo desestimulante e distante da realidade dos alunos, o que dificulta o interesse e o entendimento desses alunos pelo ensino de botânica. Assim o objetivo desse estudo foi demonstrar a importância do ensino da morfologia floral no ensino de ciências e biologia, listando as principais estratégias pedagógicas aplicadas neste campo de estudo e desenvolver uma atividade prática que possa ser realizada pelo aluno em sala de aula. Para a elaboração da atividade prática, a planta da família Malvaceae, Hibiscus sp. foi coletada na cidade de Diamante do Norte/PR, próximo ao colégio Reinaldo Massi, a mesma foi seca e costurada em um isopor, posteriormente foi indicado o nome dos verticilos florais com auxilio de canetas coloridas. A elaboração dessa atividade tem o intuito de facilitar o aprendizado dos termos utilizados em botânica, fazendo com o discente passe a ser o sujeito da sua própria aprendizagem, outro fato é tornar as aulas de botânica mais atraentes, fugindo assim do método tradicional teórico. 

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Biografia do Autor

Vanessa de Carvalho Harthman, Universidade Estadual de Maringá
Doutorado em Biologia ComparadaDocente temporária do Departamento de Biologia/ UEMÁrea de atuação:Botânica, Tem experiência em anatomia e morfologia floral da família Myrtaceae com inferência na filogenia do grupo, anatomia do pericarpo e semente de Amaranthaceae e taxonomia vegetal da família Leguminosae com atuação principalmente em vegetação ripária na planície alagável do Alto Rio Paraná. 

Referências

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Publicado
2019-05-23
Como Citar
1.
Harthman V de C. A Importância de material didático para a morfologia floral no ensino de ciências e biologia. arqmudi [Internet]. 23º de maio de 2019 [citado 26º de setembro de 2025];23(1):96-105. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/46448
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior