UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA: MAPAS GENÉTICOS

  • Lucas Trentin Larentis Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-1952-8166
  • Jean da Silva Amancio Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nédia de Castilhos Ghisi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Genética, Material didático, Linkage genético, Ensino

Resumo

Quando se trata das Ciências Biológicas, claramente, a Genética é uma das áreas mais encantadoras para os estudantes. Apesar de ser um tema dentro da Biologia que chama muito a atenção, algumas pessoas podem considerá-la de difícil entendimento. Isso ocorre, em especial, pelos complexos termos utilizados e por ser, assim como outras disciplinas, uma ciência consideravelmente abstrata, especialmente quando se fala de Genética Molecular. Uma proposta viável, nesse caso, é a elaboração de materiais didáticos. Estas ferramentas de ensino proporcionam aos estudantes uma maneira de visualizar e compreender estruturas muito pequenas, como a localização física dos genes nos cromossomos. Desta forma, com essa abordagem, visa-se destacar a produção de um modelo didático e proporcionar ao professor que ensina Genética, seja na escola ou na universidade, uma forma de poder explicar este conteúdo mais facilmente. Propõe-se a construção do modelo didático de um cromossomo humano, com a localização de alguns de seus genes. Após a construção do material e determinação das distâncias entre os genes, a Genética é materializada através da associação com uma estória, que contribui no processo de ensino-aprendizagem, através de analogias. A contextualização leva o aluno a descobrir a ordem correta dos genes, que são tratados como sede de gerências de fábricas em uma grande avenida comercial, o cromossomo. Com essa atividade, objetiva-se a construção de um modelo didático, a elaboração de um mapa genético pelos alunos e a percepção de que os genes ocupam, de fato, um espaço físico no cromossomo.

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Publicado
2020-03-27
Como Citar
1.
Trentin Larentis L, da Silva Amancio J, de Castilhos Ghisi N. UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA: MAPAS GENÉTICOS. arqmudi [Internet]. 27º de março de 2020 [citado 8º de setembro de 2025];24(1):96-106. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/48300
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior