SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Julio Simões Universidade Estadual de Maringá UEM
Palavras-chave: síndrome de Burnout

Resumo

A pesquisa decorreu através de uma revisão crítica de literatura bibliográfica com análise e discussão. O período correspondente a essa busca restringiu-se aos últimos quinze anos, dando-se preferência aos idiomas português e inglês. Este estudo nos mostram que os empregados profissionais da área da saúde, são mais suscetíveis a cerca de agentes estressores consequentemente como jornadas de trabalhos em excesso. A síndrome de Burnout e a habilidade de trabalho ruins têm a se propagar com mais predisposição nestes profissionais, dentre eles os enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem. Uma equipe que trabalha por intermédio de condutas interdisciplinares pode perceber, quando um trabalhador, antes, envolvido afetivamente com seus clientes, o com seu trabalho em si, desgasta-se e, em determinado momento, perde a energia, ou se “queima” completamente. Refere-se de profissional que se desinteressa de qualquer particularidade de suas tarefas. A ocorrência de Síndrome de Burnout e a má qualidade no trabalho na população é bastante alta, provavelmente em função aos horários de trabalho dia e noite, do mesmo modo que com o excesso das jornadas até de três turnos para uma diligencia de salários com maior grau de satisfação. É importante que a enfermagem do trabalho possa realizar orientações dos vícios que limitam o estresse no trabalho pois é uma saída para finalidade de atenuar os impactos colaterais na vida pessoal e profissional. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica em identificar a condições de trabalho e que o enfermeiro do trabalho possa propiciar a equipe de enfermagem um ambiente menos estressantes para desenvolverem suas atividades laborativas, correlacionando-os com a Síndrome de Burnout, verificando se a Qualidade de Trabalho interfere na Síndrome de Burnout.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julio Simões, Universidade Estadual de Maringá UEM
Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Paraná (2010), Especialização em Anatomia e Histologia, pela Universidade Estadual de Maringá UEM (2016). Especialização em enfermagem em Cardiologia pela Uningá  (2017) e Enfermagem do Trabalho pela e Unopar (2017). É membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA). Tem experiência na área de Morfologia. Possui artigos publicados. Atualmente, Cursa Graduação em Farmácia pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Paraná, especialização em Auditoria em saúde pela (Unopar).
Publicado
2020-03-31
Como Citar
1.
Simões J. SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. arqmudi [Internet]. 31º de março de 2020 [citado 8º de setembro de 2025];24(1):133-44. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50051
Seção
Artigo de Revisão em Morfofisiologia