CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MONITORES

  • Gabrielle Maria de Souza Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Érika Gomes Carvalho Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Fabiano Campos Lima Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Dayane Kelly Sabec Pereira Faculdade Assis Gurgacz
  • Kleber Fernando Pereira Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo
Palavras-chave: monitoria acadêmica, pesquisa/extensão

Resumo

A monitoria acadêmica constitui-se uma proposta de auxílio a professores no processo de ensino-aprendizagem, além de oferecer a oportunidade aos alunos de esclarecerem dúvidas e superarem dificuldades. O presente estudo visa verificar a influência da monitoria acadêmica de Anatomia Humana no desempenho de estudantes, conhecendo a percepção de professores e monitores quanto à prática desta atividade. Este estudo tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que a população constituiu-se de 169 discentes, 21 monitores de anatomia humana e 7 professores orientadores. O instrumento de pesquisa utilizado foram três questionários, sendo cada um específico para a classe universitária avaliada, devidamente aprovados no Comitê de Ética em Pesquisa com o protocolo 1.772.302. Evidencia-se que a monitoria de anatomia humana contribui de forma positiva para a melhoria do desempenho dos discentes e para o processo de ensino aprendizagem como um todo. A falta de disponibilidade do monitor constitui-se um ponto negativo no estudo por não ser suficiente o tempo dedicado a monitoria, segundo os entrevistados. O maior motivo dos alunos para serem monitores foi o desejo de estar sempre aprendendo e fixando o conteúdo, entretanto, a maioria dos professores afirmou que seria pela afinidade com a carreira da docência. Depreende-se que a monitoria de anatomia humana contribui de forma positiva para o desempenho acadêmico dos monitores e dos alunos com melhores notas, maiores iniciativas em pesquisa/extensão, além do auxílio aos professores-orientadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-03-27
Como Citar
1.
Gabrielle Maria de Souza, Érika Gomes Carvalho, Fabiano Campos Lima, Dayane Kelly Sabec Pereira, Kleber Fernando Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MONITORES. arqmudi [Internet]. 27º de março de 2020 [citado 8º de setembro de 2025];24(1):81-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50485
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior