METODOLOGIAS DE ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES E PROPORCIONAR UM MELHOR PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
Este estudo foi baseado em levantamento bibliográfico das principais metodologias de ensino utilizadas por docentes na área de Anatomia Humana, com o objetivo de facilitar a busca por metodologias de ensino para os docentes e, proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Entre as metodologias encontradas, as mais utilizadas pelos docentes ainda são baseadas na exposição teórica do conteúdo, seguida por aula prática, esta, na maioria das vezes e quando possível, com o uso de cadáveres humanos. Diante da diminuição do número de doações de cadáveres, os métodos alternativos de ensino na anatomia tornam-se cada vez mais úteis, visto que a necessidade de corpos para estudo é maior do que a disponibilidade. Quando o acesso à cadáveres faz-se difícil, muitas instituições utilizam imagens (figuras de livros, atlas e obras de arte) para ensinar a morfologia do corpo humano. Outra opção bastante explorada é o uso de tecnologias (aplicativos, redes sociais, mesa digital, entre outros). As ferramentas tecnológicas atuam como estratégias de facilitar o ensino, permitindo uma prática pedagógica modernizada e mais conectada com os alunos.Outras metodologias foram identificadas, todas comprovadamente eficazes no ensino de Anatomia Humana.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
