METODOLOGIAS DE ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES E PROPORCIONAR UM MELHOR PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Maria Alice Mendes Colares
  • Josiane Medeiros de Mello
  • Ana Paula Vidotti
  • Débora de Mello Gonçalves Sant’ana

Resumen

Este estudo foi baseado em levantamento bibliográfico das principais metodologias de ensino utilizadas por docentes na área de Anatomia Humana, com o objetivo de facilitar a busca por metodologias de ensino para os docentes e, proporcionar um melhor processo de ensino-aprendizagem. Entre as metodologias encontradas, as mais utilizadas pelos docentes ainda são baseadas na exposição teórica do conteúdo, seguida por aula prática, esta, na maioria das vezes e quando possível, com o uso de cadáveres humanos. Diante da diminuição do número de doações de cadáveres, os métodos alternativos de ensino na anatomia tornam-se cada vez mais úteis, visto que a necessidade de corpos para estudo é maior do que a disponibilidade. Quando o acesso à cadáveres faz-se difícil, muitas instituições utilizam imagens (figuras de livros, atlas e obras de arte) para ensinar a morfologia do corpo humano. Outra opção bastante explorada é o uso de tecnologias (aplicativos, redes sociais, mesa digital, entre outros). As ferramentas tecnológicas atuam como estratégias de facilitar o ensino, permitindo uma prática pedagógica modernizada e mais conectada com os alunos.Outras metodologias foram identificadas, todas comprovadamente eficazes no ensino de Anatomia Humana.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...
Publicado
2019-12-19
Cómo citar
1.
Mendes Colares MA, Medeiros de Mello J, Vidotti AP, de Mello Gonçalves Sant’ana D. METODOLOGIAS DE ENSINO DE ANATOMIA HUMANA: ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES E PROPORCIONAR UM MELHOR PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM . arqmudi [Internet]. 19 de diciembre de 2019 [citado 6 de septiembre de 2025];23(3):140-6. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51527
Sección
Suplemento em Educação Básica ou Superior