EFEITOS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM MONITORIAS
Resumo
Com as dificuldades encontradas no ensino de Física do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, os professores procuram formas alternativas para tornar o ensino mais eficiente, a exemplo do programa de Monitoria. Neste trabalho, apresentam-se resultados das atividades de Monitoria ao longo de um semestre na disciplina de Introdução à Física. Para melhorar o rendimento dos alunos, essa Monitoria baseou-se na Metodologia de Sala de Aula Invertida enfatizando a contextualização dos conteúdos com o cotidiano e com outras disciplinas. A Monitoria foi dividida em dois grupos, o grupo presencial e o que realizou atividades a distância (EAD), para isso foram selecionados seis monitores. O grupo presencial ficou responsável pelos encontros semanais e aos finais de semana, nestes os monitores auxiliam os alunos na resolução de exercícios e também foram realizadas algumas aulas visando sanar as maiores dificuldades dos alunos, identificadas pelo professor. O grupo EAD, se encarregou de realizar o feedback de atividades enviadas online antes das aulas, através da plataforma Moodle, onde ocorria as atividades, sendo possível um diálogo entres os alunos e os monitores, verificando as dificuldades dos alunos e podendo trabalhar em cima delas. Como forma de avaliação foi realizada uma análise quantitativa, onde comparou os resultados dos alunos que frequentavam as monitorias com os que não frequentavam. Identificou-se uma diferença estatisticamente significativa entre esses dois grupos tanto em relação ao aumento de aprovações quanto em relação a redução da evasão. Pretende-se continuar a implementar a metodologia, visando corroborar os resultados encontrados no presente estudo.
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