DINAMIZANDO UMA AULA INTRODUTÓRIA SOBRE ENERGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Neste trabalho é relatado uma experiência didática para o ensino de Física, realizada numa oficina inter-seriada do Ensino Médio no Colégio SESI de Francisco Beltrão-PR. Na ocasião, o objeto de conhecimento trabalhado foi o estudo da energia e suas transformações. A estratégia utilizada para este trabalho foi a aplicação de metodologias ativas de ensino como alternativa ao ensino tradicional nas salas de aula. Essas metodologias consistem na sala de aula invertida e no PIE (Predizer, Interagir, Explicar). Os pressupostos teóricos utilizados para o processo de ensino e aprendizagem consistiu em David Ausubel (aprendizagem significativa) e a instrução por pares (PeerInstruction). Após uma breve descrição do que consiste as metodologias ativas utilizadas e dos pressupostos teóricos, se dá o relato dos autores na aplicação em sala de aula. Os resultados mostram como se deu o envolvimento dos alunos, que foram os protagonistas durante este processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que este trabalho possa ser útil ao apresentar alternativas metodológicos para o ensino de Física.
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Referências
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