EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ANÁLISE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DOS LIVROS DO PNLD 2018
Resumo
Os Livros Didáticos (LDs) se apresentam muitas vezes como principal, se não o único, norteador do trabalho docente e fonte referencial conceitual para o aluno. Assim se faz necessário que este material se apresente de forma a satisfazer as necessidades didáticas e conceituais de professores e estudantes. Tendo em vista as diversas dificuldades no ensino, em especial no Ensino de Física, diversas são os estudos visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. No Ensino de Física, uma proposta que tem se destacado é o da utilização de atividades experimentais para facilitar o aprendizado do aluno. Esta abordagem pode ser trabalhada de diferentes formas, variando de acordo com o objetivo almejado pelo professor. Visto a importância das atividades experimentais em suas várias possibilidades de abordagem em sala juntamente com a importância do papel desenvolvido pelos LDs no processo de ensino-aprendizagem, fez-se necessário com que este material apresente propostas experimentais que forneça assistência adequada para que o docente desenvolva com seus alunos. Assim este trabalho buscará apresentar uma maneira de avaliar qualitativamente as atividades experimentais proposta nos LDs de Física do Ensino Médio.
Downloads
Metrics
Referências
Aráujo, M. S. T; Abib, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.25, n.2, 2003.
Azevedo, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: A. Carvalho (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira, 2004. p. 19-33.
Borges, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n.3, 2002.
Brasil, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: Física. Brasília: MEC/SEB, 2017.
Campos, M. C. C; Nigro, R. G. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999.
Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.18, v.3, 2018.
Choppin, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, 2004.
Di Giorgi, C. A .G. et al. Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.22, n.85, 2014.
MEGID NETO, J; FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, 2003.
Moraes, J. U. P. O Livro Didático de Física e o Ensino de Física: suas relações e origens. Scientia Plena, V.7, n.9, 2011.
Moreira, M. A. Grandes desafios para o Ensino de Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v.12, n.1, 2017.
Oliveira, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para prática docente. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.12, n.1, 2010.
Reis, W. F; Martins, M. I. Estudo comparativo sobre as atividades experimentais em coleções de Física coincidentes recomendadas nas edições 2012 e 2015 do PNLD. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.33, n.2, 2016.
Reis, W. F; Martins, M. I. Experimentos em livros didáticos de física: Uma análise comparativa de duas edições do PNLD. Imagens da Educação, v.5, n.3, 2015.
SANTOS, W. L. P.; CARNEIRO, M. H. S. Livro Didático de Ciências: fonte de informação ou apostila de exercícios? Contexto e Educação, v.21, n.76, 2006.
Paraná, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica –Física. Curitiba: 2008. Disponível em:
Séré, M. G; Coelho, S. M; Nunes, A. D. O papel da experimentação no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.1, 2003.
Silvério, A. As dificuldades no ensino/aprendizagem da física. 2001. Tese (Curso de especialização em ensino de física) – Centro de Ciências, Física e Matemática, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC).
Suart, R. C; Marcondes, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v.14, n.1, 2009.
Torres, C. M. A. et al. Física: ciência e tecnologia. 4. ed. v.2. São Paulo: Moderna, 2016.
Villas Bôas, N; Doca, R. H; Biscuola; G. J. Física. 3. ed. v.2. São Paulo: Saraiva, 2016.
Wesendonk, F. S; Pereira, A. S.; Tarrazzan, E. F; Atividades experimentais de física e química em livros didáticos do PNLD. Ensino de Ciências e Tecnologia em revista, v.1, n.2, 2011.
Zômpero, A. F; Laburú, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa e Educação em Ciências, v.13, n. 3, 2011.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
