O ENSINO DE RESISTORES PARA DEFICIENTES VISUAIS, POR MEIO DO USO DE ARDUÍNO

Palavras-chave: Inclusão, Robótica com Arduíno, Ensino de Física

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre as dificuldades que o professor no seu fazer pedagógico ao ter um aluno deficiente visual em sua disciplina. Entre suas dificuldades, está a falta de experiência e de formação continuada. Também, a escassez de materiais adaptados disponíveis, na qual o aluno não consegue acompanhar a turma e se sinta excluído, deixando de mostrar sua potencialidade. O professor que tem alunos com algum tipo de deficiência, muitas vezes, pensa que a melhor maneira de ajudá-lo é facilitando o conteúdo, sendo que todos têm a capacidade de aprender com o uso do material certo. Visando isso, este trabalho apresenta um modelo de ohmímetro adaptado, no qual é possível construí-lo para trabalhar com alunos deficientes visuais, mas todos podem utilizá-los. Com o uso deste material, constatamos que é possível uma inclusão real do aluno deficiente visual e não apenas sua presença durante a aula. Esse material foi idealizado e desenvolvido nas aulas da disciplina de Práticas Pedagógicas no Ensino de Física II com o objetivo de preparar os futuros professores para refletir sobre as práticas de ensino de Física com alunos que apresentem algum tipo de deficiência e mostrar que todos têm a capacidade de aprender.

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Biografia do Autor

Nayara Talia Barros Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná/ Curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Física

Valdir Rosa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa realizado na Universidade do Minho - Braga - (2013-2016), Tese defendida na área de Informática na Educação com a proposição de que o uso de ferramentas digitais voltadas para o ensino de Física, Química e Matemática contribui com a aprendizagem significativa. É Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, que teve o foco voltado para o uso de Contos no Ensino de Física. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá - (1994). Tem larga experiência na educação básica onde lecionou as disciplinas de Física, Química e Matemática. Atualmente, trabalha nas áreas de Física, Matemática, Tecnologias na Educação e Informática na Educação. Realiza pós-doutorado na Universidade Estadual Norte do Paraná - UENP onde desenvolve uma pesquisa sobre a utilização de robótica educacional e computação no ensino de Física; leciona na Universidade Federal do Paraná - UFPR como professor adjunto e é um dos líderes do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na educação: formação, desenvolvimento e inovação. Linhas de pesquisas atuante: Tecnologia Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino (Ciências, Física e Matemática), Formação de Professores, Ensino de Física e Matemática, Ensino de Computação, Recursos Didáticos para o Ensino, Robótica Educacional e Online Peer Assessment.

Referências

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Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Dias de Almeida W, Talia Barros Barbosa N, Rosa V. O ENSINO DE RESISTORES PARA DEFICIENTES VISUAIS, POR MEIO DO USO DE ARDUÍNO. arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 26º de setembro de 2025];24(3):149-56. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55713
Seção
Artigo Original em Ciências Exatas