REFLETIR PARA MUDAR ATITUDES: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O levantamento da percepção ambiental e das atitudes de grupos humanos em relação ao meio ambiente são importantes para a educação ambiental. Algumas teorias do campo da Psicologia Social consideram a atitude como a relação entre fatores: cognitivos, afetivos e comportamentais. Atentando-se a essa abordagem, o presente trabalho buscou investigar a relação de alunos de Ensino Médio com a fauna sinantrópica, por meio de uma sequência metodológica que buscou levantar seus sentimentos, conhecimentos e comportamentos em relação a essa fauna, contidos em seus discursos e na sua expressividade artística. Além disso, o trabalho buscou promover, através das diversas práticas adotadas, a participação dos alunos na reflexão sobre as representações dessa fauna. A sequência metodológica incluiu o uso de grupos focais e dinâmicas diversas. A análise dos resultados baseou-se no arcabouço teórico da Análise Textual Discursiva. Foi possível observar que, mesmo havendo a demonstração de alguns conhecimentos, os alunos apresentam uma visão negativa da fauna sinantrópica, influenciada por componentes afetivos e por visões antropocêntricas desta. A abordagem utilizada chama a atenção para a consideração dos aspectos que compõem as atitudes nas pesquisas em educação, bem como para a necessidade de permitir que o aluno seja sujeito reflexivo e ativo na mudança de atitude que se espera dele. Objetiva-se, portanto, com este trabalho, contribuir com as investigações de aspectos que permeiam a construção de atitudes pró-ambientais e, consequentemente, com o ensino de Ciências e Biologia.
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