MONITORIA VIRTUAL NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Covid-19, Ensino à distância, Monitoria, Anatomia

Resumo

Com o registro dos primeiros casos de COVID-19 no Brasil em fevereiro de 2020, aulas presenciais foram suspensas, surgindo a necessidade de atividades não presenciais. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a monitoria é uma atividade formativa complementar de caráter voluntário. Devido ao contexto sanitário, instituiu-se o Programa Emergencial de Monitoria Digital. Desde então, as monitorias foram desenvolvidas de forma virtual. O Objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos alunos monitores de anatomia do curso de Medicina da UFPR Campus Toledo, analisando criticamente as situações vivenciadas. A monitoria foi realizada durante o segundo Ensino Remoto Emergencial (ERE2), entre novembro de 2020 e março de 2021, sendo destinada aos alunos do primeiro período e conduzida por dois monitores do segundo período. Foram desenvolvidos conteúdos de anatomia dos ossos, músculos, ligamentos, articulações e sistemas renal e gastrointestinal. Com o ERE2, houve perda do elemento visual do ensino da anatomia pela ausência de contato com estruturas anatômicas 3D, especialmente cadáveres, demandando o acesso a meios alternativos como os atlas virtuais. A correlação entre desempenho acadêmico e aprendizado foi comprometida pela possibilidade de consulta à internet e à literatura durante as provas. A despeito das limitações do ERE2, experiências futuras com o ensino remoto devem: 1) garantir acesso dos alunos, monitores e professores a um atlas virtual de boa qualidade e 2) contar com um método de avaliação que permita uma melhor correlação entre desempenho acadêmico e aprendizado.

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Referências

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Publicado
2022-04-25
Como Citar
1.
Bernardi da Silva P, João Carlos Pegoraro de Almeida, Kleber Fernando Pereira. MONITORIA VIRTUAL NA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. arqmudi [Internet]. 25º de abril de 2022 [citado 6º de novembro de 2025];26(1):123-30. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/62456
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior