A PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS, DOR E MOBILIDADE NA COLUNA EM ADOLESCENTES NA FASE DE ESTIRÃO PUBERAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA TRANSVERSAL

A PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS, DOR E MOBILIDADE NA COLUNA EM ADOLESCENTES NA FASE DE ESTIRÃO PUBERAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA TRANSVERSAL

Palavras-chave: Coluna, Mobilidade, Postura

Resumo

Sabe-se que a fase de puberdade é uma fase de grandes mudanças físicas e psíquicas, que por muitas vezes ocorrem de forma brusca e veloz, tais alterações físicas influenciam de forma direta e indireta as atividades cotidianas do adolescente, e em casos de alterações como dores e disfunções musculoesqueléticas posturais, podem ser fatores determinantes para deformidades, contraturas e danos psíquicos. A pesquisa tem por objetivo de avaliar quantitativamente a interação que o ambiente escolar possui, nas alterações posturais, dor e mobilidade, presentes nos adolescentes em fase de estirão puberal. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada em um colégio da cidade de Mandaguari PR, em que foram utilizados instrumentos avaliativos como, índice de avaliação postural, escala visual analógica de dor, testes de goniometria para verificar a mobilidade de coluna, e de Adams para confirmar a presença de escoliose. Os resultados obtidos mostram um índice alto de alterações como, mobilidade, dores, e disfunções musculoesqueléticas, sendo as alterações de mobilidade de maior prevalência, seguido de alterações posturais estáticas, dor, e indicativos de escoliose leve. A partir dos resultados obtidos, quantifica-se a variabilidade das alterações encontradas de forma precisa, em que tais alterações podem ser observadas de forma precoce, receber intervenções fisioterapêuticas preventivas, assim trazendo qualidade de vida, autoestima e conforto ao estudante escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANTUNES, M. F. P; MALFATTI, C. R. M. Saúde no espaço escolar: avaliando a relação da avaliação postural com a sobrecarga das mochilas escolares. Portal Educacional do Estado do Paraná, [s. l.], 2010.
ALONSO, A. C., ANUNCIAÇÃO, J. L., & OLIVEIRA, R. (2013). Prevalência de dor em adolescentes escolares. Fisioterapia Brasil, 14(4), 268-272.
FERREIRA F; PUGIN O. T; GUIMARÃES E. A; CARDOSO G. M; MAKHOUL C. M. B; FILHO A. D. D; GARCIA L. A; MENDONÇA M. O; BARAÚNA M. A. Função pulmonar em paciente com escoliose. Com Scientia e Saúde, v. 8, n. 1, p. 123-127, 2009.
MARTINS, A. P. Dores e alterações posturais em adolescentes. São Paulo: Editora Unesp, 2022. 120 p. ISBN 978-65-5755-251-8.
MATOS, O. Avaliação postural e prescrição de exercícios corretivos. 2° edição. Phorte Editora. São Paulo. 2010.
SILVEIRA, C. C. R. da S.; MACHADO, N.; MADEIRA, K.; LONGEN, D. K. F. V.; LONGEN, W. C. Existe associação entre redução da mobilidade segmentar e disfunções da coluna vertebral em aprendizes de curso técnico profissionalizante em mecânica geral? Journal Archives of Health, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 33–43, 2023.
Publicado
2023-11-23
Como Citar
1.
Monteiro CE, Maciel Vasconcelos J, Marques Moreno GH. A PREVALÊNCIA DE ALTERAÇÕES POSTURAIS, DOR E MOBILIDADE NA COLUNA EM ADOLESCENTES NA FASE DE ESTIRÃO PUBERAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA TRANSVERSAL. arqmudi [Internet]. 23º de novembro de 2023 [citado 26º de setembro de 2025];27(ESPECIAL2). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/69966
Seção
Suplemento em Ciências, Biologia e Biodiversidade