MÉTODO PIE - PREDIZER, INTERAGIR E EXPLICAR EM UMA AULA EXPERIMENTAL SOBRE MISTURA

Palavras-chave: Metodologia ativa, Aprendizagem significativa, Ensino de Química

Resumo

Neste trabalho temos como propósito apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma atividade experimental no componente curricular de Ciências, junto aos alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, no que se refere ao conteúdo de Misturas. Buscando utilizar-se das metodologias ativas para proporcionar uma aprendizagem significativa ao aluno, mediante contextualização e engajamento durante a realização da atividade, utilizamos o Método PIE – Predizer, Interagir e Explicar. Os encaminhamentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: amostra; pré-requisitos e objetivos; procedimentos para aula experimental e avaliação. Os conhecimentos prévios dos alunos foram levados em consideração para o desenvolvimento da aula experimental. Os objetivos da aula foram: reconhecer e diferenciar mistura homogênea de mistura heterogênea, identificando-as no seu cotidiano, além de proporcionar condições para que os alunos possam criar hipóteses na resolução de questões problemas. A avaliação ocorreu pela observação do interesse/envolvimento dos alunos na realização das atividades, no acompanhamento da evolução do estudante em cada etapa desenvolvida; na análise da ficha de relato e na aplicação de questionário após a realização da aula experimental utilizando-se a ferramenta Wordwall. Dentre os estudantes participantes do estudo, todos se mostraram engajados, foram capazes de identificar as diferentes misturas do experimento e relacioná-las ao seu cotidiano. 

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Publicado
2023-12-04
Como Citar
1.
Baumann ACM, Parisoto MF, do Nascimento WJ. MÉTODO PIE - PREDIZER, INTERAGIR E EXPLICAR EM UMA AULA EXPERIMENTAL SOBRE MISTURA . arqmudi [Internet]. 4º de dezembro de 2023 [citado 6º de setembro de 2025];27(ESPECIAL3):70-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70550