DOMINÓ DIDÁTICO PARA ESTUDAR O SISTEMA ABO E FATOR RH
Resumo
Os jogos didáticos podem atuar como uma estratégia de facilitação da aprendizagem de forma lúdica. Neste trabalho desenvolvemos e aplicamos um jogo didático do tipo dominó para assimilação e revisão de conceitos sobre o sistema ABO e o fator RH que foi aplicado em uma turma de terceiro ano de ensino médio. O jogo foi confeccionado em um total de 12 kits, cada um composto por 28 peças de madeiras. As peças são formadas por duas regiões, preenchidas com informações sobre fenótipos, genótipos e características dos grupos sanguíneos em relação à presença ou à ausência de aglutinogênios e aglutininas. Os alunos avaliaram qualitativamente os benefícios do uso do jogo didático desenvolvido. O jogo foi realizado com quatro jogadores, porém como alguns alunos não estavam presentes no dia da aplicação, alguns contavam com apenas três jogadores sendo seguidas as regras específicas para essa situação. Ao longo do desenvolvimento das jogadas, foi possível observar que o dominó didático favoreceu a compreensão de termos genéticos que ainda não estavam assimilados pelos alunos como genótipo, aglutinogênio e aglutininas. O jogo foi considerado difícil por alguns alunos e desafiador por outros, entretanto todos participaram ativamente do jogo. Os resultados apontam para a importância do uso de jogos didáticas para revisar e assimilar conteúdos de biologia, pois permitem o protagonismo estudantil, favorece o diálogo e potencialmente facilitam o aprendizado.
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Referências
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