Saúde e docência: uma análise acerca dos impactos fisiológicos do estresse ocupacional

Palavras-chave: Saúde Ocupacional, Saúde Pública, Educação

Resumo

Introdução: o estresse ocupacional afeta a saúde física e mental, especialmente em profissões de alta demanda, como a docência. Objetivos: investigar os níveis de estresse e a autopercepção de saúde e qualidade de vida de docentes. Métodos: a pesquisa envolveu a aplicação da Escala de Estresse no Trabalho e do Questionário Saúde e Qualidade de Vida do Docente, a 21 docentes de três escolas públicas de ensino fundamental em Maringá, Paraná.  Resultados: os resultados mostraram que os níveis de estresse eram, em sua maioria, moderados a baixos, com fatores como a falta de autonomia e a sobrecarga de trabalho sendo os principais estressores. Foi observada uma correlação significativa entre o estresse e uma percepção negativa da saúde e qualidade de vida. Conclusão: o estudo sugere a adoção de medidas para reduzir os fatores estressores, como apoio psicológico e melhorias nas condições laborais, visando o bem-estar dos docentes.

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Publicado
2025-05-27
Como Citar
1.
Rêgo ABS, Lara AM de B. Saúde e docência: uma análise acerca dos impactos fisiológicos do estresse ocupacional. arqmudi [Internet]. 27º de maio de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];29(2):e75900. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/75900
Seção
Artigo original