Saúde e docência: uma análise acerca dos impactos fisiológicos do estresse ocupacional
Resumo
Introdução: o estresse ocupacional afeta a saúde física e mental, especialmente em profissões de alta demanda, como a docência. Objetivos: investigar os níveis de estresse e a autopercepção de saúde e qualidade de vida de docentes. Métodos: a pesquisa envolveu a aplicação da Escala de Estresse no Trabalho e do Questionário Saúde e Qualidade de Vida do Docente, a 21 docentes de três escolas públicas de ensino fundamental em Maringá, Paraná. Resultados: os resultados mostraram que os níveis de estresse eram, em sua maioria, moderados a baixos, com fatores como a falta de autonomia e a sobrecarga de trabalho sendo os principais estressores. Foi observada uma correlação significativa entre o estresse e uma percepção negativa da saúde e qualidade de vida. Conclusão: o estudo sugere a adoção de medidas para reduzir os fatores estressores, como apoio psicológico e melhorias nas condições laborais, visando o bem-estar dos docentes.
Downloads
Metrics
Referências
Abreu RM, Cruz LB, Soares EL. Políticas públicas em educação e o mal-estar docente. Rev Bras Educ [Internet]. 2023 [citado 2025 fev 26];28:e280023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NBZkqhPKCg8ww46DCHBTWxp/
Carlotto MS, Câmara SG. Riscos psicossociais associados à síndrome de burnout em professores universitários [Internet]. Av Psicol Latinoam. 2017 [citado 2025 fev 26];35(3):447-57. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1794-47242017000300447&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Lipp ME. Manual do inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL). São Paulo: Casa do Psicólogo; 2000.
Conceição JB, Cunha BNV, Agostinetto L. Physiological stress perception in teachers of public network of municipal education. Psicol Saúde Doenças. 2019;20(2):452-62. doi: 10.15309/19psd200214.
Schultchen D, Reichenberger J, Mittl T, Weh TR, Smyth JM, Blechert J, et al. Bidirectional relationship of stress and affect with physical activity and healthy eating. Br J Health Psychol [Internet]. 2019 [citado 2025 fev 26];24(2):315-33. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6767465/
Galeno DM, Peixoto HJ, Carneiro BTS, Miguel MA. Cardiometabolic risk factors and social jetlag in university professors [Internet]. Braz J Med Biol Res. 2023 [citado 2025 fev 26];56:e12539. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10313217/
La Marca R, Schneider S, Jenni G, Kühne F, Martin GH, Wettstein A. Associations between stress, resources, and hair cortisol concentration in teachers [Internet]. Psychoneuroendocrinology. 2023 [citado 2025 fev 8];154:106291. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030645302300269X
Précoma DB, Oliveira GM, Simão AF, Dutra OP, Coelho OR, Izar MC, et al. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019 [Internet]. Arq Bras Cardiol. 2019 [citado 2025 fev 26]. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/aop/2019/aop-diretriz-prevencao-cardiovascular-portugues.pdf
Wettstein A, Kühne F, Tschacher W, La Marca R. Ambulatory assessment of psychological and physiological stress on workdays and free days among teachers: a preliminary study [Internet]. Front Neurosci. 2020;14:112 [citado 2025 fev 26]. doi: 10.3389/fnins.2020.00112. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/neuroscience/articles/10.3389/fnins.2020.00112/full
Miller ES, Apple CG, Kannan KB, Funk ZM, Plazas JM, Efron PA, et al. Chronic stress induces persistent low-grade inflammation. Am J Surg [Internet]. 2019 [citado 2025 fev 26];218(4):677-83. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0002961019301953
Soares AL, Mafra JR, Faria D. Fatores associados à percepção de estresse em docentes universitários em uma instituição pública federal [Internet]. Rev Bras Med Trab. 2019 [citado 2025 fev 26];17(1):90-8. Disponível em: https://www.rbmt.org.br/details/425/pt-BR/fatores-associados-a-percepcao-de-estresse-em-docentes-universitarios-em-uma-instituicao-publica-federal
World Health Organization. Occupational health: a global perspective [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020 [citado 2025 fev 26]. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/occupational-health
Paschoal T, Tamayo A. Validação da escala de estresse no trabalho [Internet]. Estud Psicol (Natal). 2004 [citado 2025 fev 26];9:45-52. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/MRLmmQhyZQjWcN4DPffTBbq
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
