Neurociências e educação: percepções docentes em um curso de medicina brasileiro

Palavras-chave: NEUROCIÊNCIAS, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MÉDICA

Resumo

Introdução: a pesquisa educacional viu emergir uma nova área de interesse na atualidade: a neuroeducação. Visando compreender como o cérebro aprende em uma instância morfofuncional e aplicá-la à educação, essa área vem ganhando espaço. Objetivo: avaliar a percepção de docentes de um curso médico a respeito das neurociências aplicadas à educação. Método: pesquisa exploratória, qualitativa, com execução de modo virtual utilizando-se a rede mundial de computadores, após apreciação ética. Foram realizadas discussões sobre neuroeducação, pela técnica de grupos focais (n = 22). Para analisar as falas, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: as falas dos participantes fizeram emergir cinco categorias temáticas: conhecimentos sobre neuroeducação, mecanismos biológicos da aprendizagem, relação entre emoção, memória e aprendizagem, aprendizagem significativa e uso dos sentidos na aprendizagem. Conclusão: os achados sugerem que os docentes possuem conhecimento sobre a estrutura e funcionamento cerebral, todavia, não associam esses conhecimentos à prática docente.

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Publicado
2025-07-22
Como Citar
1.
Henrique Martins G, de Souza Aredes J, Barbosa Furtado R, Peixoto JM. Neurociências e educação: percepções docentes em um curso de medicina brasileiro. arqmudi [Internet]. 22º de julho de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];29(3):e76117. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/76117
Seção
Artigo original