A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS E SUA COMPREENSÃO POR ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO

  • Emerielle Cristine Vanzela Mestranda em Biologia Molecular (Área de concentração: Fisiologia) – UNICAMP
  • Sandra Lucinei Balbo Docente do Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Lourdes Aparecida Della Justina Docente do Laboratório de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia, Centro de Ciências Biológicas da UNIOESTE

Abstract

Os conteúdos de Fisiologia Humana são, freqüentemente, divididos em sistemas ou aparelhos, na tentativa de torná-los mais didáticos. Isto, muitas vezes, dificulta a compreensão pelo aluno do funcionamento do organismo como um todo. O objetivo deste trabalho foi analisar se uma amostra de alunos do 3º ano do Ensino Médio consegue relacionar os sistemas fisiológicos para responder questões, na forma de situações-problema, relacionadas ao seu cotidiano. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo seis perguntas abertas. O mesmo questionário, acrescido de duas perguntas, foi aplicado à professora de Biologia dos alunos. Cinqüenta e dois questionários foram recolhidos, analisados quanti-qualitativamente e agrupados em categorias com o mesmo nível de significância. Foram encontradas respostas consideradas parcialmente corretas, mas poucas ou nenhuma dentre estas foram consideradas como respostas completas. A maioria dos alunos da amostra analisada não relacionou os vários sistemas para explicar as situações propostas nas questões. A sugestão é que a fisiologia humana seja trabalhada no Ensino com o auxílio de situações-problema, nas quais os diferentes sistemas fisiológicos apareçam integrados.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Emerielle Cristine Vanzela, Mestranda em Biologia Molecular (Área de concentração: Fisiologia) – UNICAMP
Mestranda em Biologia Molecular (Área de concentração: Fisiologia) – UNICAMP
Sandra Lucinei Balbo, Docente do Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Docente do Laboratório de Biofísica e Fisiologia humana da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –
UNIOESTE
Lourdes Aparecida Della Justina, Docente do Laboratório de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia, Centro de Ciências Biológicas da UNIOESTE
Docente do Laboratório de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências e Biologia, Centro de
Ciências Biológicas da UNIOESTE
Published
2013-03-03
How to Cite
1.
Vanzela EC, Balbo SL, Justina LAD. A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS E SUA COMPREENSÃO POR ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO. arqmudi [Internet]. 2013Mar.3 [cited 2025Sep.6];11(3):12-9. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20003
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior