A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS E SUA COMPREENSÃO POR ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO
Abstract
Os conteúdos de Fisiologia Humana são, freqüentemente, divididos em sistemas ou aparelhos, na tentativa de torná-los mais didáticos. Isto, muitas vezes, dificulta a compreensão pelo aluno do funcionamento do organismo como um todo. O objetivo deste trabalho foi analisar se uma amostra de alunos do 3º ano do Ensino Médio consegue relacionar os sistemas fisiológicos para responder questões, na forma de situações-problema, relacionadas ao seu cotidiano. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo seis perguntas abertas. O mesmo questionário, acrescido de duas perguntas, foi aplicado à professora de Biologia dos alunos. Cinqüenta e dois questionários foram recolhidos, analisados quanti-qualitativamente e agrupados em categorias com o mesmo nível de significância. Foram encontradas respostas consideradas parcialmente corretas, mas poucas ou nenhuma dentre estas foram consideradas como respostas completas. A maioria dos alunos da amostra analisada não relacionou os vários sistemas para explicar as situações propostas nas questões. A sugestão é que a fisiologia humana seja trabalhada no Ensino com o auxílio de situações-problema, nas quais os diferentes sistemas fisiológicos apareçam integrados.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
