INVESTIGAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIOERÊ-PR, EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO E ABORDAGEM AO TEMA DROGAS

  • Agnaldo Ferreira Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
  • Andrea Magnani Ribeiro Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Aparecido de Carvalho Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Aparecida Rodrigues Professora da disciplina de projetos: Ciência, tecnologia e sociedade II
  • Viviane Aparecida de Carvalho Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá

Abstract

O uso de drogas aumentou significativamente no panorama mundial, levando à morte milhares de seres humanos, principalmente os adolescentes em idade escolar, os mais atingidos por esse comportamento, além de promover a violência e a desestabilização social. Neste trabalho investigou-se o nível de informação dos professores de ciências e biologia do Município de Goioerê-PR sobre o tema drogas e as metodologias desenvolvidas pelos mesmos na abordagem do assunto em sala de aula. O universo pesquisado continha 13 professores e 133 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica da observação intencionada, composta por questionários direcionados a cada categoria. Dos treze professores entrevistados, 92% afirmaram abordarem o assunto em suas aulas. Na opinião dos estudantes, 88% afirmaram ter recebido informações somente através de palestras. Com relação à metodologia, 50% dos professores afirmaram trabalhar o assunto como um tema transversal, 25% na forma de palestras com profissionais convidados e o restante com debates em sala de aula. Acreditamos poder concluir que os professores não se mostraram suficientemente preparados para abordarem o tema com os alunos; porém se preocuparam em realizar um trabalho de ação preventiva ao uso de drogas. As informações recebidas dos alunos estavam relativamente conflitantes em relação ao depoimento dos docentes, indicando insegurança das partes, não só no conhecimento como na abordagem ideal sobre o assunto.

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Author Biographies

Agnaldo Ferreira, Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Andrea Magnani Ribeiro, Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Fernando Aparecido de Carvalho, Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Acadêmico do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Maria Aparecida Rodrigues, Professora da disciplina de projetos: Ciência, tecnologia e sociedade II
Professora da disciplina de projetos: Ciência, tecnologia e sociedade II
Viviane Aparecida de Carvalho, Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Acadêmica do 4º ano do curso de licenciatura plena em Ciências da Universidade Estadual de Maringá
Published
2013-03-15
How to Cite
1.
Ferreira A, Ribeiro AM, de Carvalho FA, Rodrigues MA, de Carvalho VA. INVESTIGAÇÃO ENTRE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIOERÊ-PR, EM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO E ABORDAGEM AO TEMA DROGAS. arqmudi [Internet]. 2013Mar.15 [cited 2025Nov.6];7(2):23-0. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20139
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior