FORMATANDO PROJETOS PARA INCENTIVAR O EXERCÍCIO DA CIDADANIA UTILIZANDO COMO FERRAMENTAS A MÚSICA E A POESIA
Abstract
Neste trabalho buscamos descrever os passos para a formatação de projetos que visem à sensibilização para o exercício da cidadania e o cuidado com o meio-ambiente, usando como parâmetro o Projeto de Extensão Música, Poesia e Cidadania, que é vinculado ao Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, em parceria com a SER – Sociedade Eticamente Responsável de Maringá, Delegacia da Receita Federal de Maringá, Lions Clube Universitário Integração de Maringá, e apoio da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto vem sendo desenvolvido desde julho de 2005, e já realizou 329 apresentações, atingindo um público de cerca de 120000 (cento e vinte mil) pessoas, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. Sensibilizar para o exercício da cidadania é o principal objetivo do projeto modelo, e a sua formatação envolveu tarefas que foram desempenhadas por educadores, técnicos e artistas vinculados a diversas áreas do conhecimento. A base do projeto foi fundamentada em dados técnicos obtidos junto ao IBGE e outros órgãos governamentais, visando agrupar informações referentes a situação social, econômica, política, educacional, de sistema de saúde, emprego, moradia e ambiental. Em seguida, foram compiladas composições musicais e poéticas que retratam tal situação. A junção dos dados resultou em roteiros que contemplam três momentos: de crítica, de conscientização, e de esperança, ou seja, o público é levado a refletir sobre a situação, perceber que a mudança social depende de cada um, e finalmente impelido a tomar a sua própria atitude, ou seja, exercer seus direitos e deveres como cidadão, no intuito de formar uma única corrente em prol do bem comum.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
