O teatro viabilizando a Educação Fiscal no Paraná e região

  • Bianca Leila da Silva Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
  • Sônia Trannin de Mello Orientadora e Profª Drª do Departamento de Ciências Morfológicas, Vice Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
  • Marcílio Hubner de Miranda Neto Prof. Dr. do Departamento de Ciências Morfológicas e Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
  • Isabel Ferreira da Silva Chagas Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal.

Abstract

O projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal foi criado com intuito de provocar, por meio do lúdico, reflexões e mudanças de comportamento da população no que diz respeito à função social dos tributos, sua correta utilização e o papel fiscalizador de todo cidadão. O projeto é desenvolvido por meio da apresentação de duas peças teatrais. Atuam na peça, como voluntários, alunos de graduação, pós-graduação, professores, técnicos e pessoas da comunidade. As apresentações são realizadas em eventos específicos de Educação e Cidadania Fiscal, em semanas acadêmicas, congressos e feiras escolares. É sempre precedida de palestra sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal.  As peças são comédias constituídas por personagens que representam pessoas e profissionais honestos e desonestos da sociedade. A peça “O auto da barca do fisco”, embora já exista há quase oito anos e já tenha se apresentado mais 240 vezes, seu texto encontra-se em constante atualização pelo autor e elenco. A personagem representada foi a “Espanhola”, uma senhora que monta sua empresa no Brasil porque sabe que não terá dificuldades em sonegar seus impostos. Importa seus produtos informalmente e salienta em suas falas que “bastava ter as amizades certas no governo” ou “subornar, com presentes, pessoas importantes e influentes que todos os problemas eram resolvidos”. Ao final é condenada, por sonegação e corrupção, transmitindo ao público uma mensagem de esperança, mas, ao mesmo tempo, chamando a atenção de cada um para a responsabilidade de todo cidadão em fiscalizar as ações do governo e de empresários. Verificamos que a população carece de conhecimento acerca do tema Educação Fiscal e que o teatro tem se mostrado como uma forte ferramenta didático-pedagógica, por propiciar suavidade ao tema, ao viabilizar o contato lúdico e direto com o público permitindo que cada pessoa, ator ou plateia, sinta-se estimulada a lutar a favor de uma sociedade mais democrática e justa. Participar deste projeto possibilitou crescimento pessoal e acadêmico, além da oportunidade da prática de montagem e desmontagem do ambiente cenográfico e da riqueza proporcionada pelo convívio com um grupo formado por pessoas de diferentes áreas o que estimulou a visão holística.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Bianca Leila da Silva, Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Bolsista do Museu Dinâmico Interdisciplinar e discente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.

Sônia Trannin de Mello, Orientadora e Profª Drª do Departamento de Ciências Morfológicas, Vice Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
Orientadora e Profª Drª do Departamento de Ciências Morfológicas, Vice Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
Marcílio Hubner de Miranda Neto, Prof. Dr. do Departamento de Ciências Morfológicas e Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
Prof. Dr. do Departamento de Ciências Morfológicas e Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil.
Isabel Ferreira da Silva Chagas, Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal.
Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal.
Published
2013-05-22
How to Cite
1.
da Silva BL, de Mello ST, de Miranda Neto MH, Chagas IF da S. O teatro viabilizando a Educação Fiscal no Paraná e região. arqmudi [Internet]. 2013May22 [cited 2025Sep.6];16(1/2/3):38-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20972
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior