O COMBATE À CORRUPÇÃO E A PARTICIPAÇÃO POPULAR: UMA POSSIBILIDADE VIÁVEL
Abstract
Uma das características fundamentais de um sistema social que promova justiça e igualdade é a legitimidade de suas instituições públicas e esta deve ser pautada pela transparência, licitude e ética. Há uma percepção geral da necessidade de mudanças em nosso sistema político, social e econômico, que vem sendo corroído pela corrupção. A proposta deste artigo é trazer reflexões acerca deste processo que lesa a democracia e a justiça social. Para isso, busca-se percorrer o caminho da corrupção no Brasil. Sabe-se que a convivência pacífica da sociedade com os escândalos rotineiros envolvendo corrupção enfraquece as medidas preventivas que vem sendo adotadas no País. O envolvimento e discernimento popular em relação às questões que envolvem gestão pública representam um caminho viável para o rompimento com o paradigma do atual sistema. Vê-se a possibilidade da liberdade e da não resignação por meio da educação. Para isso é necessário mais que disponibilização de conteúdos formais, é preciso a construção de uma nova visão de mundo.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
