SENSIBLIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DA UEM (CAP-UEM) SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL E FUNÇÃO SOCIAL DOS TRIBUTOS

  • Júlia Paulino Machado Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
  • Luiz Guilherme Thiago Ferreira Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Bakaluk de Souza Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
  • Lucas André Zacharias Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
  • Sônia Trannin de Mello Orientadora: Professora Drª Departamento Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá
  • Isabel Ferreira da Silva Chagas Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal

Abstract

Introdução: O Programa Nacional de Educação Fiscal surgiu do conflito entre a necessidade de financiamento das atividades estatais e o retorno do pagamento dos tributos. Busca instrumentalizar a sociedade para acompanhar as aplicações dos recursos arrecadados, favorecendo o exercício pleno da cidadania na construção de uma sociedade livre, justa e solidária. Objetivo e justificativa: Nosso objetivo neste trabalho justifica-se pela necessidade de realizar e difundir práticas voltadas à Educação Fiscal e função social dos tributos, com intuito de mobilizar alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM/UEM para o papel fiscalizador de todo cidadão e, posteriormente, para que atuem como multiplicadores na comunidade familiar e escolar. Metodologia: Na primeira etapa os alunos entraram em contato com o tema por meio de reuniões com o orientador para estudo e discussão. Na sequência, passou-se à fase de pesquisa em material impresso (Cadernos e Cartilhas elaborados pelo Programa Nacional de Educação Fiscal-PNEF). Em conjunto realizaram pesquisas em internet sobre o valor dos impostos embutidos nos produtos da cesta básica, bem como importância e função da nota ou cupom fiscal. Para complementar os conhecimentos e estimular a criatividade do grupo foi solicitado que assistissem a uma apresentação da peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, que discute, de forma lúdica, o tema em questão. Além disso, os bolsistas vêm atendendo como monitores, de acordo com a preferência e interesse de cada um, nos ambientes do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM – MUDI. Inicialmente, até que se sentissem seguros, foram acompanhados e auxiliados por monitores mais experientes. Resultados: Com os conteúdos apreendidos prepararam e apresentaram ao orientador um pôster simples, em cartolina, conceituando cidadania fiscal, modelo e função da nota fiscal, bem como exemplos de pequenas atitudes para se evitar a sonegação. Ao final do programa, cada aluno deverá apresentar um trabalho individual para a comunidade escolar que pertencem (CAP). Os títulos, escolhidos por eles, e que estão em fase de elaboração são: 1) Cartilha: Valor dos impostos que incidem nos produtos da cesta básica; 2) Folder: Nota Fiscal e sua função; 3) Pôster: O que é Educação Fiscal?; 4) Folder: Pequenas atitudes diárias podem fazer a diferença. Os alunos tiveram algumas dificuldades com o tema e com o atendimento ao público visitante do MUDI, mas conseguiram se adaptar dando sequência ao desenvolvimento dos trabalhos. Têm mostrado crescimento e maior interesse e empolgação em aprofundar conhecimentos sobre o tema. Com relação à capacidade de comunicação, também observamos mudanças, pois alguns já estão atendendo sozinhos, às visitas agendadas, nos ambientes em que estão atuando. Conclusão: O trabalho que vem sendo desenvolvido tem servido como facilitador para o crescimento pessoal e social dos alunos o que, certamente, contribuirá para formação de adultos mais críticos e conscientes de seu papel dentro da sociedade. Temos consciência de que estamos lançando apenas uma semente – a semente do papel fiscalizador de todo cidadão para uma sociedade mais justa - e que o tema deve ainda ser muito trabalhado e discutido nos anos seguintes, mas sabemos também que o solo onde nossa semente está sendo lançada é fértil e isso nos encoraja e estimula.

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Júlia Paulino Machado, Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Luiz Guilherme Thiago Ferreira, Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Larissa Bakaluk de Souza, Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Aluna do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Lucas André Zacharias, Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Aluno do Colégio de Aplicação Pedagógicas (CAP-UEM) e bolsistas do Programa PIBIC-EM da Universidade Estadual de Maringá
Sônia Trannin de Mello, Orientadora: Professora Drª Departamento Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá
Orientadora: Professora Drª Departamento Ciências Morfológicas da Universidade Estadual de Maringá
Isabel Ferreira da Silva Chagas, Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal
Economista e voluntária do projeto Dramatizando a Cidadania Fiscal
Published
2013-05-22
How to Cite
1.
Machado JP, Ferreira LGT, de Souza LB, Zacharias LA, de Mello ST, Chagas IF da S. SENSIBLIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DA UEM (CAP-UEM) SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL E FUNÇÃO SOCIAL DOS TRIBUTOS. arqmudi [Internet]. 2013May22 [cited 2025Sep.6];16(1/2/3):81-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20985
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior