Observatório Social de Suzano: O Farolzinho

  • Carmem Midori Ferreira Diretora da Educação Fiscal
  • Riccardo Trecco Presidente do Observatório Social de Suzano
  • Natália Carnevale Secretária Executiva
  • Luis Fernando Otero Consultor técnico no projeto “Rede de Observatórios Sociais: estratégias para a construção da cidadania fiscal e exercício do controle social”

Resumen



Introdução: Suzano é um município brasileiro do estado de São Paulo. Segundo o Censo demográfico têm 262.568 habitantes, o que resulta numa densidade demográfica de 1.275,43 hab/km². Sua emancipação  ocorreu em 1940,  desde então destaca-se  por ser um pólo industrial, abrigando 563 indústrias e 5.274 empresas,  tendo assim um  setor comercial diversificado.  Atualmente se encontra entre os vinte que mais arrecadam  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e  Serviços

Justificativa e objetivo geral: A elaboração da revista intitulada “O Farolzinho”, tem como intuito contribuir para a formação de uma nova cultura onde futuros cidadãos receberão conhecimento sobre democracia participativa e de seu exercício no papel de sujeito dentro do contexto social. O projeto surgiu após o estabelecimento do Observatório Social de Suzano, como forma de divulgar a importância sócio-econômica dos tributos e no combate à corrupção. Busca trabalhar os princípios da Educação Fiscal junto às escolas de ensino fundamental, situadas no próprio município.

Metodologia: Neste trabalho realizaremos uma descrição sucinta das etapas percorridas desde a idealização até a efetiva implantação e distribuição da revista.

Resultados: Etapa 1: Através de uma ampla discussão, entre os membros do observatório, buscaram possíveis soluções para  a corrupção presente em nosso cotidiano,  culminando assim a idéia de criar um material informativo voltado ao público infantil. Etapa 2: Através de reuniões semanais os Membros da Comissão de Educação Fiscal elaboraram o “Layout” da revista ilustrando tanto a realidade da cidade quanto a atuação do  Observatório Social de Suzano. Etapa 3: A criação do personagem,  que tem como símbolo, o farol, por ser uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, dotada de um potente aparelho óptico iluminando  a longas distâncias, para que  as próximas gerações se orientem e se auxiliem em suas jornadas, representa bem o intuito e a atuação da instituição. Etapa 6: Busca pelo patrocínio da revista, através da Equipe de divulgação com empresas do município, que resultou na doação de 25.000 exemplares em sua primeira tiragem. Etapa 7: Entrega do projeto para gráfica para finalização e impressão. Etapa 8: Divulgação da revista por meio de reunião com a Diretora da Secretaria de Ensino Municipal, Cristiane Oliveira. Nesta reunião estabeleceu-se a parceria para realização de palestras com o tema “Cidadania e Sua Importância”, apresentação da peça “O auto da Barca do Fisco” de autoria da Ser Maringá que será apresentada pela Companhia Lanterneiros em parceria com o Observatório Social de Suzano. Este evento será realizado tanto na rede municipal e estadual, quanto nas escolas particulares que compõe o Ensino Fundamental do Município de Suzano.

Conclusão: A criação da revistinha educativa tem como principal foco a conscientização sobre educação fiscal, através de uma linguagem acessível voltada as crianças do ensino fundamental; ensina assim de forma lúdica e divertida. A revista descreve e define o que é um Observatório, abordando assim tema como corrupção e cidadania.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Carmem Midori Ferreira, Diretora da Educação Fiscal
Diretora da Educação Fiscal
Riccardo Trecco, Presidente do Observatório Social de Suzano
Presidente do Observatório Social de Suzano
Natália Carnevale, Secretária Executiva
Secretária Executiva
Luis Fernando Otero, Consultor técnico no projeto “Rede de Observatórios Sociais: estratégias para a construção da cidadania fiscal e exercício do controle social”
Consultor técnico no projeto “Rede de Observatórios Sociais: estratégias para a construção da cidadania fiscal e exercício do controle social”
Publicado
2013-05-22
Cómo citar
1.
Ferreira CM, Trecco R, Carnevale N, Otero LF. Observatório Social de Suzano: O Farolzinho. arqmudi [Internet]. 22 de mayo de 2013 [citado 26 de septiembre de 2025];16(1/2/3):87-9. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20987
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior