ACLIMATIZAÇÃO DE Cattleya skinneri (ORCHIDACEAE)
Abstract
A família Orchidaceae representa o grupo mais evoluído entre as fanerógamas, com aproximadamente 35.000 espécies (Cronquist, 1981). As espécies do gênero Cattleya, são encontradas como nativas desde a América Central até a América do Sul (Pabst & Dungs, 1975).
As mudas de orquídeas propagadas in vitro, geralmente são plantadas em um único recipiente sendo denominado de coletivo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento vegetativo e o enraizamento de mudas das orquídeas Cattleya skinneri em diferentes tipos de recipientes durante a fase de aclimatização.
Downloads
Metrics
References
CRONQUIST, A. An integrated system of classification of flowering plants. New York: Columbia University Press, 1981.
MURASHIGE, T.; SKOOG, F. A revised medium of rapid growth and bioassay witn tobacco tissue cultures. Physiologia Plantarum, v. 15, n. 3, p. 473-479, 1962.
PABST, G.F.J.; DUNGS, F. Orchidaceae Brasiliensis. Band I, Hildesheim: Brücke-Verlag Kurt Schmersow, 1975.
SORACE, M. et al. Influência de auxina na aclimatização de Oncidium baueri (Orchidaceae). Semina: Ciências Agrárias, v. 28, n. 2, p. 195-200. 2007.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
