CULTIVO DE ORQUÍDEAS EM SUBSTRATOS COMPOSTOS DE RESÍDUOS AGRÍCOLAS
Abstract
A produção de orquídeas é uma atividade em crescente expansão nos mercados nacional e internacional, tornando-se evidente a necessidade de informações que permitam a otimização do seu cultivo (Lorenzi & Souza, 2001).
De acordo com Kämpf (2000), no Brasil há vários materiais com potencial para exercer a função de substrato, entretanto, a falta de testes e informações limita sua exploração. No entanto, os resíduos produzidos na agricultura estão sendo utilizados no cultivo de plantas ornamentais proporcionando alternativas para o reaproveitamento de materiais com propriedades de biodegradação, antes descartados (Rego et al., 2000; Lacerda et al., 2006).
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de diferentes substratos, de origem vegetal, no cultivo de espécies de orquídeas.
Downloads
Metrics
References
KÄMPF, A.N. Produção comercial de plantas ornamentais. Porto Alegre, Guaíba: Agropecuária, 2000, p. 45-71.
KÄMPF, N.A.; TAKANE, R.J.; SIQUEIRA, P.T.V. de. Floricultura: técnicas de preparo de substratos. Brasília: LK Editora e Comunicação, 2006, 132 p.
LACERDA, M.R.B.; PASSOS, M.A.A.; RODRIGUES, J.J.V.; BARRETO, L.P. Características físicas e químicas de substratos a base de pó de coco e resíduo de sisal para produção de mudas de sabiá (Mimosa caesalpiniaefolia Benth). Revista Árvore, v. 30, n. 2, p. 163-170, 2006.
LORENZI, H.S.; SOUZA, H.M. Plantas Ornamentais no Brasil. V. 3, 3 ed. Nova Odessa: Ed Plantarum, 2001, p. 835.
REGO, L.V.; BERNARD, A.; TAKAHASHI, L.S.A.; FARIA, R.T. Desenvolvimento vegetativo de genótipos de orquídeas brasileiras em substratos alternativos ao xaxim. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 6, n. 1, p. 75-79, 2000.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
