RELAÇÃO ENTRE O GRAU DE DEPENDÊNCIA E SUCESSO NO ATO DE PARAR DE FUMAR

  • Miyoko Massago Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Lúcia Dantas
  • Celso Ivan Conegero

Abstract

A nicotina pode estimular, deprimir ou perturbar o sistema nervoso central, dependendo da dose e da frequência com que é utilizada. Ela causa tolerância e dependência, desencadeando sensações prazerosas, refletidas na procura compulsiva da droga e no aparecimento da síndrome da abstinência após a suspensão do uso. Utilizando os prontuários disponíveis no Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, este trabalho avaliou a relação entre o grau de dependência e o ato de parar de fumar nos pacientes atendidos pelo projeto tabagismo da UEM no período de 2005 a 2013. Para avaliar o grau de dependência foi utilizado o teste de Fagerstrom para dependência da nicotina (FTND) que compreende seis questões em relação ao uso do fumo. Cada resposta recebe uma pontuação: quanto maior a pontuação maior é o grau de dependência à nicotina. De acordo com a análise dos dados verificamos que 9,22% (69/748) dos pacientes tinham dependência muito baixa, 23,40% (175/748) baixa dependência, 18,72% (140/748) média dependência, 32,09% (240/748) dependência elevada e 16,58% (124/748) dependência muito elevada. O maior grau de sucesso ficou no grupo da dependência média, 50,71% (71/140), seguido de baixa dependência, 48,57% (85/175), elevado, 46,25% (111/240), muito elevado, 40,32% (50/124) e por ultimo muito baixo, 33,33% (23/69). Portanto apesar do maior participação dos pacientes com elevado grau de dependência, os pacientes com media dependência obtiveram maior grau de sucesso.

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Author Biography

Miyoko Massago, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Morfológicas
Published
2015-03-13
How to Cite
1.
Massago M, Dantas ML, Conegero CI. RELAÇÃO ENTRE O GRAU DE DEPENDÊNCIA E SUCESSO NO ATO DE PARAR DE FUMAR. arqmudi [Internet]. 2015Mar.13 [cited 2025Sep.6];180:13. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/26965
Section
Nota em Educação Básica ou Superior