LEVANTAMENTO SOBRE O USO DE NARGUILE ENTRE ACADEMICOS DO CURSO DE CIENCIAS BIÓLOGICAS: UMA ANÁLISE ENTRE OS GÊNEROS

  • Patrícia Souza Gomes Universidade Estadual de Maringá
  • Izabela Mara da Silva Zanardi
  • Larissa Renata de Olilveira Bianchi

Abstract

Uma hora fumando narguilé equivale ao consumo de 100 cigarros, sendo a fumaça carregada com mais de 4 mil substâncias tóxicas além de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. O objetivo desta pesquisa foi verificar o uso de narguilé entre acadêmicos do primeiro ano do Curso de Ciências Biológicas, comparando os gêneros. Foi aplicado um questionário de 12 perguntas sobre o uso de narguilé. Dos 33 entrevistados 27,28% são do gênero masculino e 72,72% do gênero feminino. A idade média foi de 18,47 anos. Quando questionados sobre o uso do narguilé 54,16% (feminino) afirmam já ter feito uso, e destas 12,5% já o fizeram com a base contendo álcool, enquanto 44,40% (masculino) afirmam já ter feito uso de narguilé. Em relação a frequência com que usam o narguilé obtivemos que quase 50% de ambos os sexos o usam raramente, porém 4,2% do gênero feminino usam mais de duas vezes por semana. De acordo com o questionamento da idade que iniciaram o uso do narguilé, verificou-se 14,8 anos para feminino e 16,25 anos para masculino. Quando questionados sobre o narguilé trazer prejuízo para a saúde, 100% dos entrevistados dizem saber dos malefícios. Faz-se necessário sensibilizar os adolescentes e jovens quanto ao uso do narguilé, uma vez que a maioria já usaram a substancia ou ainda continuam fazendo uso

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Souza Gomes, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Ciências Morfológicas
Published
2015-03-13
How to Cite
1.
Gomes PS, Zanardi IM da S, Bianchi LR de O. LEVANTAMENTO SOBRE O USO DE NARGUILE ENTRE ACADEMICOS DO CURSO DE CIENCIAS BIÓLOGICAS: UMA ANÁLISE ENTRE OS GÊNEROS. arqmudi [Internet]. 2015Mar.13 [cited 2025Nov.7];180:14. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/26966
Section
Nota em Educação Básica ou Superior