ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE CÉLULA EUCARIONTE

  • Caroline Carlos Melo Carneiro Universidade Federal de Goiás campus Catalão
  • Bárbara Mendes Côrtes Universidade Federal de Goiás campus Catalão
  • Paulo Victor Borges Universidade Federal de Goiás campus Catalão
  • Maria Rita de Cassia Campos Universidade Federal de Goiás/campus Catalão

Abstract

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de  linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno.O presente trabalho teve como objetivo elaborar jogos educativos para abordagem célula eucarionte animal. A metodologia utilizada baseou-se numa aula teórica abordando células, com ênfase em célula eucariótica. Foi apresentada uma situação-problema e a turma dividida em grupos de dois ou três alunos. Para a elaboração dos jogos os estudantes pesquisaram e estudaram o conteúdo. As atividades foram desenvolvidas durante um trimestre sob orientação de monitores e da professora regente. No primeiro mês, foi elaborada a metodologia e os referenciais que fundamentariam (conceitualmente e pedagogicamente) a estratégia a ser produzida. O segundo mês foi o período da confecção dos materiais. O terceiro mês se constituiu da apresentação e aplicação dos jogos para a turma. Foram feitas avaliações preliminares no ano da confecção e no ano seguinte. Foram produzidos 7 jogos educativos com uma maneira particular de avaliar os competidores. Inicialmente, os alunos desacreditaram da atividade como instrumento de aprendizagem, depois se sentiram estimulados. Observou-se que nos anos de avaliação, no ano de confecção do material (2013) e no ano seguinte (2014) houve aumento significativo na média de notas do conteúdo de célula eucarionte quando comparados ao ano de 2012. A maioria dos alunos considerou que este é um recurso que pode ser usado como ferramenta complementar à aula expositiva. Este trabalho mostrou que os jogos elaborados podem trazer benefícios qualitativos e quantitativos ao ensino de biologia celular. 

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Author Biographies

Caroline Carlos Melo Carneiro, Universidade Federal de Goiás campus Catalão
Estudante de Ciências Biológicas
Bárbara Mendes Côrtes, Universidade Federal de Goiás campus Catalão
Estudante de Ciências Biológicas
Paulo Victor Borges, Universidade Federal de Goiás campus Catalão
Estudante de Ciências Biológicas
Maria Rita de Cassia Campos, Universidade Federal de Goiás/campus Catalão
Professora de Biologia Celular, Mestre em Genetica e Melhoramento (UFV), doutorado em Biologia Celular (FMRP/USP), Pos doutorado (PNNL/EUA).

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Published
2016-09-22
How to Cite
1.
Carneiro CCM, Côrtes BM, Borges PV, Campos MR de C. ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE CÉLULA EUCARIONTE. arqmudi [Internet]. 2016Sep.22 [cited 2025Sep.6];20(1):51-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/31992
Section
ARTIGOS CONTENDO JOGOS MATEMÁTICOS ou PRÁTICAS DE LABORATÓRIOS