ENSINO DE ASTRONOMIA: O PROBLEMA DA ÓRBITA DA TERRA
Abstract
O ensino de astronomia no ensino fundamental reflete diretamente nas concepções científicas dos alunos
que vão para o ensino médio. Nesse sentido, este trabalho objetivou verificar as concepções dos alunos
do ensino médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, que
participaram da 19ª Olimpíada Brasileira de astronomia (OBA) no ano de 2016, sobre a órbita descrita
pela Terra ao redor do Sol. Este trabalho possui caráter qualitativo, com uma análise do tipo descritiva.
Para a coleta de dados utilizou-se uma questão da OBA que discutia o assunto de interesse. Nossos
resultados evidenciam que menos de 6% da amostra investigada apresentam uma concepção científica
sobre a órbita da Terra.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
