RELAÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES COM A SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumen
A presente pesquisa foi realizada por meio de uma revisão crítica de literatura com análise e discussão.O período correspondente a essa busca restringiu-se aos últimos quinze anos, dando-se preferência aos idiomas português e inglês. As doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de mortalidade no mundo. As DCV são responsáveis por pelo menos 20% a 30% das mortes em nossa população com mais de 30 anos de idade. Distúrbios do ritmo cardíaco podem ocorrer em pacientes com apnéia do sono, mesmo na ausência de doenças no sistema de condução. A síndrome da apnéia do sono é caracterizada pela obstrução completa ou parcial recorrente das vias aéreas superiores durante o sono, resultando em períodos de apnéia. Os sinais e os sintomas mais comuns da síndrome da apnéia do sono são: ronco, sonolência e pausas respiratórias durante o sono. Frequentemente são observados déficit de atenção e memória sonolência diurna. Outros fatores associados são hipertensão arterial, arritmias cardíacas, acidente vascular encefálico infarto agudo do miocárdio e doenças aterosclerose relacionadas ao sono, e má qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica em relação de doenças cardiovasculares com a síndrome da apnéia obstrutiva do sono.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
