ARBORIZAÇÃO URBANA EM PRAÇAS COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO EM GOIOERÊ, PARANÁ
Resumo
O termo arborização urbana é muito amplo e complexo, pois, arborizar de forma consciente implica em pesquisar e refletir sobre os espaços institucionais urbanos de modo a compreender e estabelecer relações entre espaços e espécies adequadas a cada região, considerando os fatores geográficos e o plano de arborização municipal. Isto submerge conhecimento, uma vez que o processo de arborizar incide em algumas questões que abrangem aspectos naturais, sociais e políticos. Algumas irregularidades são encontradas no ambiente urbano provocando a escassez de árvores. Por isso esta pesquisa pauta-se na ausência de arborização adequada em praças de um município localizado no centro-oeste do Paraná. Tal fato pode estar atrelado à omissão de empenho da população, a ampliação da urbanização ou a falta de políticas públicas específicas. A partir destas inquietações objetivou-se com esta pesquisa delimitar o tema e caracterizar aspectos teóricos sobre a arborização urbana em uma praça da cidade localizada na região centro-oeste do Paraná sob o enfoque da Educação Ambiental. A metodologia de pesquisa utilizada foi à bibliográfica, em que buscamos nos fundamentar em referenciais como manuais específicos de arborização, artigos científicos, documentos oficiais federais, estaduais e municipais, como um estudo descritivo documental onde se apresenta atributos teóricos a respeito de arborização em praças, suas leis e a realidade dos problemas ambientais relacionados à Educação Ambiental. Como resultado depreende-se deste estudo que a arborização urbana em praças aliado a Educação Ambiental apresenta-se como uma estratégia de ensino possível e dinâmico se observado os aspectos sociais, econômicos, culturais e educacionais.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
