TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Caso da trilha do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, Fênix – PR
Abstract
A busca pela compreensão e contato mais direto com os ambientes naturais pode ser considerada como uma das mais fortes tendências da atualidade. A perda da biodiversidade e a destruição das florestas nos últimos séculos fizeram com que os estudos biológicos se concentrassem apenas nas áreas restantes de floresta. O Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, localizado no interior do estado do Paraná, é uma unidade de conservação, com atributos históricos e culturais, flora e fauna exuberantes e representativas da região. Considerando essa temática e focalizando nosso interesse no estudo deste parque, temos o objetivo de discutir aspectos pertinentes para utilização de trilhas interpretativas em uma unidade de conservação, mais especificamente na Trilha do Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (PEVRES). Essa discussão foi realizada a partir da revisão do PLANO DE MANEJO do Parque, visto que são poucos estudos realizados nesta unidade de conservação. Assim, a presente pesquisa bibliográfica foi caracterizada como qualitativa e caráter descritivo. A partir do estudo realizado verificou-se que o contato com a natureza é capaz de promover e abordar a aprendizagem de diversos conceitos sobre meio ambiente, por meio de atividades interdisciplinares, o que depreende-se que a utilização de trilhas interpretativas em uma unidade de conservação tem como finalidade levar aos visitantes do local, e/ou a quem se interessar, informações relativas à conservação do meio ambiente, e proporcionar um contato direto com a natureza.
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