CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MONITORES

  • Gabrielle Maria de Souza Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Érika Gomes Carvalho Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Fabiano Campos Lima Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí
  • Dayane Kelly Sabec Pereira Faculdade Assis Gurgacz
  • Kleber Fernando Pereira Universidade Federal do Paraná - Campus Toledo

Abstract

A monitoria acadêmica constitui-se uma proposta de auxílio a professores no processo de ensino-aprendizagem, além de oferecer a oportunidade aos alunos de esclarecerem dúvidas e superarem dificuldades. O presente estudo visa verificar a influência da monitoria acadêmica de Anatomia Humana no desempenho de estudantes, conhecendo a percepção de professores e monitores quanto à prática desta atividade. Este estudo tem uma abordagem quantitativa e qualitativa, sendo que a população constituiu-se de 169 discentes, 21 monitores de anatomia humana e 7 professores orientadores. O instrumento de pesquisa utilizado foram três questionários, sendo cada um específico para a classe universitária avaliada, devidamente aprovados no Comitê de Ética em Pesquisa com o protocolo 1.772.302. Evidencia-se que a monitoria de anatomia humana contribui de forma positiva para a melhoria do desempenho dos discentes e para o processo de ensino aprendizagem como um todo. A falta de disponibilidade do monitor constitui-se um ponto negativo no estudo por não ser suficiente o tempo dedicado a monitoria, segundo os entrevistados. O maior motivo dos alunos para serem monitores foi o desejo de estar sempre aprendendo e fixando o conteúdo, entretanto, a maioria dos professores afirmou que seria pela afinidade com a carreira da docência. Depreende-se que a monitoria de anatomia humana contribui de forma positiva para o desempenho acadêmico dos monitores e dos alunos com melhores notas, maiores iniciativas em pesquisa/extensão, além do auxílio aos professores-orientadores.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2020-03-27
How to Cite
1.
Gabrielle Maria de Souza, Érika Gomes Carvalho, Fabiano Campos Lima, Dayane Kelly Sabec Pereira, Kleber Fernando Pereira. CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA DE ANATOMIA HUMANA AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E MONITORES. arqmudi [Internet]. 2020Mar.27 [cited 2025Nov.4];24(1):81-5. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50485
Section
Original Article in Teaching Methodologies in Basic and Higher Education