DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

  • Bruna Janaina Lameu
  • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
  • Maria Tereza Jordão
  • Célia Regina de Godoy Gomes

Abstract

A sigla LER significa lesões por esforços repetitivos, sendo também denominada como distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho - DORT. São doenças caracterizadas pelo desgaste de estruturas do sistema músculo esquelético que atingem várias categorias profissionais. Geralmente são causadas por movimentos reincidentes e contínuos com consequente sobrecarga dos nervos, músculos e tendões. Os docentes por estarem sempre realizando movimentos repetidos com posturas inadequadas e desfavoráveis condições ergonômicas, são um dos mais acometidos pelos distúrbios do trabalho. Estes profissionais realizam diariamente atividades como: escrever no quadro com os membros superiores por longos períodos acima do nível da cabeça, digitar provas e aulas, corrigir trabalhos, tais atividades realizadas repetidamente levam ao surgimento de problemas nas articulações que podem causar sérios danos, acarretando desconfortos físicos e psíquicos na vida profissional. Assim sendo este estudo tem o propósito de que as informações obtidas possam servir para influenciar ações de prevenção de tais distúrbios nos profissionais docentes. Nesse contexto faz-se necessária uma revisão de literatura acerca dos distúrbios osteomusculares em professores do ensino fundamental, realizando um levantamento de publicações em português, e analisando quais as regiões mais acometidas pelos sintomas osteomusculares na profissão docente desse nível de ensino. O estudo trata-se de uma revisão de literatura descritiva e observacional. Para a realização desta revisão foi realizada a busca por publicações nos bancos e bases de dados: Google acadêmico, Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo. Durante a busca, as palavras-chave utilizadas foram: Escola, Dor, Docentes, Afecções. A busca se estendeu durante todo o processo da revisão, que teve início em outubro de 2018 e se estendeu até março de 2018. O estudo confirmou a relação entre o acometimento por sintomas osteomusculares e o trabalho da docência, tornando necessária a implantação de medidas de educação e prevenção e políticas públicas.

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Published
2019-12-18
How to Cite
1.
Bruna Janaina Lameu, Sonia Maria Marques Gomes Bertolini, Maria Tereza Jordão, Célia Regina de Godoy Gomes. DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL . arqmudi [Internet]. 2019Dec.18 [cited 2025Sep.6];23(3):60-2. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51508
Section
Suplemento em Educação Básica ou Superior