A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA NEUROPLASTICIDADE E APRENDIZADO
Resumo
Exercícios são a base da vida, desde os primórdios os homens passam por adaptações que se baseiam em novas construções. As descobertas intelectuais parecem estar diretamente ligadas às vivencias físicas desenvolvidas e experimentadas pelos indivíduos. Logo, na educação não são diferentes e precisamos sempre de conteúdos relevantes e atraentes aos educandos. Todavia, temos a neurociência na busca de meios para descobrir os caminhos da aprendizagem em nosso sistema cognitivo, na qual temos a atividade física no centro dessa discussão. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar como a pratica de exercícios físicos podem contribuir para a neuroplasticidade e aprendizado. Para isso, foi realizado uma revisão de literatura científica publicada entre 2009 a 2018 através de livros, dissertações, artigos, teses e documentações eletrônicas vinculados a revistas cientificas, no intuito de responder qual a importância do exercício físico para neuroplasticidade no aprendizado e se de fato elas estão correlacionadas entre si. Concluímos que pesquisas ainda são necessária nessa área de estudo. No entanto, as já existentes nos apontam que estamos no caminho correto, pois de fato a atividade física moderada contribui para a formação de novas conexões neurais. Além de, trabalhar a auto estima fazendo dos indivíduos que pratiquem atividade física mais seguros de si ativando emoções positivas, o que contribui para a abertura de novos aprendizados. Assim sendo, essa é uma área a ser muito explorada, afinal, as perspectivas são de que a atividade física altera de modo especial a plasticidade neural para novos saberes.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
