ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO CAUSADAS PELA UTILIZAÇÃO DA TALIDOMIDA
Abstract
A Talidomida foi um medicamento amplamente comercializado na década de 1950, lançada ao mercado como um medicamento “completamente seguro e atóxico”. Após sua descoberta como antiemético, foi indicado ao uso em gestantes e lactantes para tratamento de enjôos matinais. Na década de 1960, notou-se um aumento significativo no número de casos de nascimentos com malformação congênita de membros (chamada de Focomelia) sendo logo associada a droga devido a ingestão do medicamento nas semanas iniciais da gestação para o tratamento de enjôos matinais. Inúmeros casos de Embriopatia da Talidomida foram relatados, esta sendo uma condição que afeta vários órgãos e tecidos, porém a mais comum é a focomelia. Nosso estudo aponta quais são as alterações relacionadas a ingestão de talidomida nas semanas iniciais do desenvolvimento embrionário e alguns dos mecanismos descobertos que possam estar relacionados com essa patologia. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva de levantamento bibliográfico a partir de publicações científicas dos últimos dez anos. Concluímos portanto que a talidomida possui capacidade não só de causar danos nos membros mas também em órgãos internos e externos, além de outras que se evidenciam apenas na vida adulta, como o autismo. Para além, nosso estudo mostrou que o Brasil, mesmo após o medicamento ter sido banido a nível mundial, não regulamentou a fabricação e nem a distribuição deste, o que causou uma segunda geração de casos após 1960.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
