EFEITO HIPOGLICEMIANTE DA CANELA (Cinnamomum sp.) E PATA-DE-VACA (Bauhinia sp.): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Dentre as plantas medicinais da flora brasileira com atividade hipoglicemiante, destacam-se a Canela (Cinnamomum sp.) e a pata-de-vaca (Bauhinia sp.). O objetivo deste trabalho foi comparar os efeitos hipoglicemiantes destas espécies com base em estudos recentes, e apresentar através de uma revisão bibliográfica os principais estudos que evidenciam as propriedades hipoglicemiantes ou preparados destas plantas, bem como os compostos bioativos, mecanismo farmacológico de ação, e os possíveis efeitos adversos e tóxicos. Pelo fato do Diabetes mellitus ser considerado uma doença endêmica, logo, mostra-se a importância da realização de um levantamento dos estudos existentes destes dois gêneros de plantas medicinais. Este trabalho foi estruturado através de pesquisa bibliográfica realizada em artigos científicos publicados em bases de dados SciELO e Medline Pubmed, e em dissertações, teses e livros. Embora os progressos médicos e científicos tenham avançado diversos portadores de Diabetes mellitus apelam a terapêuticas naturalistas, especialmente ao uso de plantas medicinais. As informações presentes na literatura sobre o mecanismo de ação de plantas medicinais hipoglicemiantes, nomeadamente a canela (Cinnamomum sp.), bem como a comparação de seus efeitos entre elas são escassos, principalmente no Brasil. Contudo, observou-se que o vegetal pata-de-vaca (Bauhinia sp.), apesar de ter um potencial farmacológico ainda pouco explorado na química de produtos naturais, esta parece ser a planta medicinal com atividade hipoglicemiante e evidência científica comprovada de acordos com os estudos realizados. Entretanto, se faz necessário estudos fitoquímicos mais aprofundados, com o intuito de isolamento de novos compostos para o tratamento do diabetes, com base nesta espécie.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
