PIELONEFRITE: REVISÃO DA LITERATURA
Abstract
As infecções urinárias estão entre as infecções mais comuns e acomete muitos pacientes que procuram os serviços de saúde. Quando não diagnosticadas e tratadas precocemente evoluem para doenças mais graves, dentre elas a mais comum a pielonefrite, que acomete o tecido renal com complicações graves como a insuficiência renal crônica e a hipertensão, acarretando em maior gasto dos serviços de saúde com o tratamento. As infecções do trato urinário podem ser classificas em: cistites, bacteriúria de baixa e alta contagem, síndrome uretral, contaminação urinária e pielonefrite não complicada ou complicada. Dentre os principais métodos de diagnostico encontram-se os exames parcial de urina acompanhado ou não de urocultura, exames bioquímicos que avaliam a função renal, ultrassom das vias urinárias e cintilografia, além de biópsia do tecido renal. Sabendo disso, o presente estudo busca definir as características das infecções urinárias em especial a pielonefrite, bem como seus conceitos, diagnóstico e tratamento, através de revisão bibliográfica da literatura com consulta a bases de dados PubMed e Scielo, sobre o assunto infecções urinárias e pielonefrite. Com isso, agregar conhecimento sobre diferentes definições e agravos relacionados as complicações das infecções urinárias, como também demonstrar estratégias que possam minimizar os gastos públicos com tratamentos honerosos e prolongados, devido sua baixa resolutividade.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
