“ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM”: UTILIZANDO A CULTURA-POP NO ENSINO DE ZOOLOGIA

Abstract

A prática educativa adquire novos elementos com as mudanças sociais. Além dos tradicionais livros, giz e lousa, existe grande variedade de ferramentas didáticas, como os filmes. Este trabalho objetivou utilizar o filme “Animais Fantásticos e onde Habitam” como recurso didático no ensino de biologia. Alunos do 2º ano do Ensino Médio inicialmente responderam um questionário sobre seus conhecimentos acerca do universo de Harry Potter e classificação dos seres vivos e zoologia.  Posteriormente o filme foi exibido e realizaram-se estudos dentro da Biologia utilizando 15 animais fantásticos previamente selecionados. A aplicação dessa atividade foi considerada positiva pelos alunos, visto que classificaram o seu entendimento sobre os conteúdos trabalhados com notas entre 7 e 8 (numa escala de 0 a 10). O uso de filmes em sala de aula pode trazer benefícios para a aprendizagem, gerar motivação e interação. Sua utilização pode ser adaptada da maneira que o professor julgar adequada.

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Author Biography

Thaís Sanches Santos, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista no Ensino de Biologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre na área de divulgação científica pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada pela UEM. Professora de Ciências na educação básica. Possui também uma página no Instagram @thaisplicando.ciencias  na qual produz e divulga práticas pedagógicas para o ensino de ciências.

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Published
2020-09-01
How to Cite
1.
Sanches Santos T, Nathália Cristina, Carvalho HS. “ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM”: UTILIZANDO A CULTURA-POP NO ENSINO DE ZOOLOGIA. arqmudi [Internet]. 2020Sep.1 [cited 2025Sep.7];24(2):78-3. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54644
Section
Review article in Science, Biology and Biodiversity