PUBLICAÇÕES SOBRE ENSINO DE BOTÂNICA: O QUE OS ESTUDOS DOS ANOS DE 2017 A 2020 MOSTRAM?
Abstract
O ensino de botânica é marcado por diversos problemas, resultando no pouco interesse dos alunos. Assim, existe uma busca por métodos alternativos e eficientes para o ensino de botânica. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico acerca das pesquisas sobre o ensino de botânica realizado de 2017 a agosto de 2020. A pesquisa foi feita utilizando a base de dados Google Acadêmico e a base de dados Scielo, com busca avançada usando a expressão “ensino de botânica”, após isto foi realizado uma seleção de todos os trabalhos deixando de fora aqueles que apresentavam o termo botânica ou ensino, porém não apresentavam contribuições para o ensino de botânica. Os resultados da pesquisa mostraram que foram publicados 128 artigos no período pesquisado, sendo 2017 o ano com mais publicações. Destacando-se como as temáticas mais pesquisadas: estudos teóricos, práticas, uso de jogos e plantas medicinais. Assim, conclui-se que a temática ensino de botânica vem sendo pesquisada em diferentes abordagens, que buscam uma forma dinâmica para apresentar os conteúdos e também análises das formas que está temática vêm sendo ensinada. Observa-se também que ainda são necessárias pesquisas que busquem alternativas para facilitar o ensino.
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