“MUTA-AÇÃO: A PROPOSTA DE UM JOGO LÚDICO SOBRE MUTAÇÕES E SÍNDROMES GENÉTICAS NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA CLÁSSICA

Palavras-chave: Metodologias de ensino, genética, jogos educacionais

Resumo

No ensino superior, o professor é confrontado com o desafio de tornar o conteúdo cada vez mais prazeroso e facilmente assimilado pelos alunos, no entanto, em disciplinas como Genética e Biologia Molecular existe a presença de conteúdos complexos e abstratos podendo ser um grande desafio para a efetiva assimilação do conhecimento pelos alunos. Desta forma, o objetivo de nosso trabalho é propor um jogo lúdico para facilitar a aprendizagem dos alunos nos temas de mutações e síndromes genéticas em cursos da área Biológica. O jogo é constituído por uma gama de diferentes perguntas ao qual o professor se torna o mediador do conhecimento fazendo com que os alunos possam assimilar de maneira mais efetiva o conteúdo aprendido em aulas teóricas. Assim, espera-se que com este trabalho o ensino de genética possa ser mais bem compreendido pelos alunos tornando a busca do conhecimento uma tarefa dinâmica e prazerosa.

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Publicado
2021-04-16
Como Citar
1.
Tiago Maretti Gonçalves TMG, Marli Gniechk Karasawa M. “MUTA-AÇÃO: A PROPOSTA DE UM JOGO LÚDICO SOBRE MUTAÇÕES E SÍNDROMES GENÉTICAS NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E GENÉTICA CLÁSSICA. arqmudi [Internet]. 16º de abril de 2021 [citado 6º de setembro de 2025];25(1):44-5. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/56371
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior