FORTALECIMENTO MUSCULAR NO TRATAMENTO DE ALTERAÇÕES OSTEOMIOARTICULARES EM IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abstract
O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo que resulta em mudanças estruturais e funcionais que geram alterações sistêmicas. No sistema osteomioarticular percebe-se a rigidez e o desgaste articular, perda de força e massa muscular, perda da mineralização óssea, entre outras alterações fisiológicas. Sabendo que este sistema funcionante é fundamental nas atividades dos idosos, se faz necessário a intervenção profissional para a manutenção das suas capacidades. Com isso, o objetivo deste estudo é abordar a respeito da inclusão do fortalecimento muscular no tratamento de alterações fisiológicas e/ou patológicas, que culminam em prejuízos osteomioarticulares na população idosa, bem como apontar as diferentes formas de se alcançar o ganho de força muscular. Para isto, foram realizadas buscas nas bases de dados Ebsco, LILACS, Medline/PubMed, Scielo, e Google Acadêmico, utilizando os descritores envelhecimento, fisioterapia, força muscular e tratamento, incluindo estudos experimentais na área da fisioterapia que faziam uso do fortalecimento muscular como recurso no tratamento de alterações do sistema osteomioarticular, e excluídos artigos de outros departamentos, que aplicaram o fortalecimento direcionado ao tratamento de outro sistema ou em outro tipo de amostra que não os idosos. Diante disso foram selecionados 11 artigos entre eles estudos que utilizaram o fortalecimento muscular pós fratura, pós artroplastia total de joelho, no tratamento de osteoartrite, sarcopenia, dor lombar, acidente vascular encefálico (AVE) e Alzheimer, e em todos estes o ganho de força, seja por meio da cinesioterapia, hidroterapia, pilates, ou equoterapia, demonstrou-se eficaz.
Downloads
Metrics
References
BARBANERA, M. et al. Efeitos da cinesioterapia em idosos com osteoartrite de joelho na avaliação da capacidade funcional e no torque isométrico. Revista Movimenta, v.12, n.2, p. 229-237, 2019.
CONSTANTINO, A. et al. Declínios fisiológicos e fisiopatológicos do sistema locomotor durante o envelhecimento humano: uma revisão bibliográfica. Anais VI CIEH, Campina Grande: Realize Editora, p. 1-8, 2019.
DIAS, A.K.S.; COSTA, A.S. Efeito do treinamento de força e da quantidade de proteína da dieta sobre o processo de sarcopenia em idosas. In: XXIII CONIC, VII CONIT, IV ENIC, 2015. Pernambuco. Anais UFPE, Pernambuco: UFPE, p. 1-6, 2015.
EGUÍLUZ, M.A.A; Efeitos da Equoterapia e Fisioterapia Convencional na força muscular de idosos com doença de Alzheimer. 2016. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
FECHINE. B. R. A., TROMPIERI, N; O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. InterSciencePlace. v.1, n.20, p.106-194, 2012.
FERREIRA, O.G.L. et al. Envelhecimento ativo e sua relação com a independência funcional. Texto e Contexto Enfermagem, v.21, n.3, 2012.
JORGE, M.S.G. et al. Intervenção fisioterapêutica na dor e na qualidade de vida em idosos com esclerose sistêmica. Relato de casos. Revista Dor, v.17, n.2, p.148-151, 2016.
LUSTOSA, L.P. et al. Risco de sarcopenia em idosas com queixa de dor lombar aguda. Fisioterapia e Pesquisa, v.25, n.3, p.260-268, 2018.
MESTRINER, L.A.; LAREDO FILHO, J.; Artroplastia total do joelho em artrite reumatóide e osteoartrose. Revista Brasileira de Ortopedia, v.28, n.4, p. 211-218, 1993.
NETTO, F. L.M; Aspectos biológicos e fisiológicos do envelhecimento humano e suas implicações na saúde do idoso. Pensar a Prática, v. 7, n. 1, p. 75-84, 2004.
PARANÁ, Secretaria Estadual de Saúde. Linha guia da saúde do idoso. Curitiba, p.128, 2018. Disponível em: < https://www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/202004/linhaguiasaudeidoso_2018_atualiz.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.
RIBEIRO, P.A.R. et al. Análise dos efeitos da cinesioterapia, eletroterapia e terapias manuais no tratamento de gonartrose: Um estudo de caso. Tópicos em Ciências da Saúde. Belo Horizonte – MG: Poisson, v.11, p. 12-19, 2019.
RIZZI, P.R.S; LEAL, R.M; VENDRUSCULO, A.P; Efeito da hidrocinesioterapia na força muscular e na flexibilidade em idosas sedentárias. Fisioterapia e Movimento. v. 23, n.4, p. 535-543, 2010.
RODRIGUES, G.C.; MAZZOLA, D. Fisioterapia em grupo na reabilitação de indivíduos pós acidente vascular encefálico (AVE). Vivências, v.15, n.28, p.245- 254, 2019.
SANTANA, F.S. et al. Comparação de diferentes protocolos de treinamento resistido na força muscular em idosos. Revisa de Divulfacção Científica Sena Aires, v.9, n.4, p.754-760, 2020.
SANTOS, D.S. et al. Análise dos efeitos da cinesioterapia, laserterapia e eletroterapia no tratamento pós-cirúrgico de fratura da cabeça do rádio proximal no idoso: Um estudo de caso. In: Poisson (ed.). Tópicos em Ciências da Saúde, v.11, p. 20-27, 2019.
SCHEUCHUK, C.; MALYSZ, K.A.; WISNIEWSKI, E. Efeitos da fisioterapia aquática na articulação coxofemoral de pacientes submetidos à artroplastia total de joelho. 2018. 18 f. Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia - URI/IOT, 2018.
SILVA, F.J.M. Efeito do treinamento resistido progressivo sobre a composição corporal e força de idosos com sarcopenia. 2020. 28 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
SILVA, J.L. da; FILONI, E.; SUGUIMOTO, C.M.; Análise do incremento da força muscular para reaquisição de ortostatismo em idosos com síndrome do imobilismo temporário. Acta Fisiatrica., v.24, n.3, p.113-119, 2017.
SILVA, N.R.M.; NETO, A.L.L.P.; HANSEN, D. Intervenção fisioterapêutica no AVE: um estudo de caso em idoso institucionalizado. Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 24. 2019.
TOZIM, B.M. Efeito do método pilates nos parâmetros de desempenho neuromuscular em idosos com dor lombar. 2018. 86 f. Dissertação (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2018.
VEIGA, C.C.B. et al. Proposta de tratamento de fisioterapia aquática na artroplastia total de joelho: um estudo de caso. Revista Experiências e Evidências em Fisioterapia e Saúde. 2ª edição, 2018.
VERRI, K.Z.; A relevância do treinamento resistido progressivo na prevenção e tratamento da sarcopenia. 2019. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Pontifícia Universidade Católica De Campinas, Campinas, 2019.
YAMADA, E.F.; et al. Exercícios de fortalecimento, de marcha e de equilíbrio no tratamento de osteoartrite de joelho. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v.26, n.3, p.5-13, 2018.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
