ENSINANDO BIOLOGIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO: O CASO DO AMADURECIMENTO DAS FRUTAS

Palavras-chave: Ensino por investigação, Fisiologia Vegetal, Hormônios Vegetais, Sequencia didática

Resumo

Introdução: O uso de Sequências Didática Investigativas (SDI) se desponta como um valioso recurso metodológico para a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia. Objetivo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática investigativa como ferramenta facilitadora para a compreensão dos fenômenos biológicos que envolvem o processo de maturação das frutas ocasionado pelos hormônios vegetais. Metodologia: A proposta metodológica consiste em cinco etapas: 1) Introdução ao tema: pergunta norteadora aos alunos sobre a temática da maturação dos frutos, problematização e apresentação dos conhecimentos prévios dos discentes; 2) Prática de campo: visita ao supermercado ou feira local para observação da diversidade e maturação dos frutos; 3) Experimentação: utilização de uma prática experimental sobre o processo de amadurecimento das frutas (banana e maçã), submetido a diferentes condições; 4) Proposição de hipóteses, discussão dos resultados observados; 5) Avaliação. Resultados esperados: A sequência didática proposta busca contribuir como um valioso recurso metodológico para potencializar e facilitar a aprendizagem do conteúdo sobre fisiologia vegetal, além de despertar o senso científico e crítico dos alunos.

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Publicado
2023-12-14
Como Citar
1.
Tiago Maretti Gonçalves TMG, Kazumy de Lima Yamaguchi K. ENSINANDO BIOLOGIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO: O CASO DO AMADURECIMENTO DAS FRUTAS . arqmudi [Internet]. 14º de dezembro de 2023 [citado 6º de setembro de 2025];27(3):36-3. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/68106
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior