A PREVALÊNCIA DA LUXAÇÃO DE QUADRIL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES FREQUENTADORES DA ASSOCIAÇÃO NORTE PARANAENSE DE REABILITAÇÃO (ANPR).
Abstract
Dentre os transtornos neuromotores que afetam o SNC, a hipertonia elástica (espasticidade) é uma alteração comum, podendo gerar problemas anatômicos incluindo luxações. O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência da luxação de quadril nas consultas médicas realizadas na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) no período de 14 meses, juntamente com dados sócio demográficos e dados clínicos. Foram analisados 161 relatórios médicos no arquivo da ANPR para investigação de luxação, no qual foram solicitados a radiografia (Raio X) de quadril para 54 indivíduos, retornaram para análise 43 radiografias onde se apresentaram 12 pacientes com luxação de quadril, uma prevalência de 22%. Relacionando com os dados clínicos desses pacientes demonstra-se que a maior parte das luxações de quadril ocorreram em portadores de transtornos neuromotores com presença de espasticidade.
Downloads
Metrics
References
ASSUMPÇÃO, P. SVARTMAN, C. FUCS, P. Luxação anterior do quadril na paralisia cerebral. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 37, n. 1/2, 2002.
CATENA, F. et al. Estudo clínico do quadril não tratado na tetraparesia espástica. Revista Brasileira de Ortopedia. v.46, n.4, p.21-6, 2011.
FARCETTA, Fernando, et al. Tratamento Da Luxação Paralítica Do Quadril Na Paralisia Cerebral Tetraparética Espástica Com Osteotomia Do Fêmur E Do Ilíaco Sem Abertura Da Cápsula Articular (Capsuloplastia). Revista Brasileira de Ortopedia, vol. 45, no. 2, 2010.
FELICE, Thais Duarte; SANTANA, Lidianni Rosany. Recursos fisioterapêuticos (crioterapia e termoterapia) na espasticidade: revisão de literatura. Revista Neurociências, v. 17, n. 1, p. 57-62, 2009.
MONTEIRO, Gabriela de Oliveira. Análise de dados de luxação de quadril em crianças com Zika Congênita. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
ROTTA, Newra Tellechea. Paralisia cerebral, novas perspectivas terapêuticas. Jornal de pediatria, v. 78, p. S48-S54, 2002.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
