Um UM ROLE PLAY GAME (RPG) PARA REFLEXÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NA QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES.
Resumo
O vírus da SARS CoV-2 da COVID-19, considerado uma nova variante de um grupo de vírus já existentes e em 2019, provocou no mundo o surgimento de uma nova pandemia que causou impactos na vida de todos. Impactos na educação se mostram visíveis, especialmente déficits no aprendizado dos estudantes, bem como problemas emocionais. Dada à relevância do tema, buscamos construir e validar pedagogicamente um jogo didático no formato RPG que possibilitasse aos estudantes da educação básica aprenderem de maneira investigativa sobre pandemias, em seus aspectos biomédicos e sociais. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: 1. Inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica. Em um segundo (2) momento foi construído o jogo e 3. Finalmente foi validado um RPG sobre essa temática. A proposta visou que os estudantes aprendessem de maneira investigativa, enquanto jogavam, sobre o vírus e sua transmissão, bem como sobre os dilemas de uma pandemia. Como resultado, esperava- se a publicação de um artigo científico e a produção de um jogo no formato RPG, que pudesse ser patenteável. O jogo foi testado com estudantes de uma escola pública em MT e as manifestações durante a testagem, embora mais gestuais que verbais, permitiram constatar que os alunos sabiam o que estavam fazendo enquanto analisavam cada uma delas. Vale ressaltar a positividade do jogo como ferramenta metodológica no ensino investigativo, mas seria interessante a análise mais detalhada para a compreensão dos impactos do jogo na aprendizagem.
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Referências
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