AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE UMA AMOSTRA DOS ALUNOS DE PALOTINA-PR A RESPEITO DOS ORGANISMOS TRANSGÊNICOS
Resumen
Com o emprego da engenharia genética, vários produtos vêm sendo desenvolvidos na indústria farmacêutica, na indústria de alimentos e na agropecuária em geral, pela clonagem gênicae/ou construção de novos genes, introdução destes em organismos hospedeiros de forma que a expressão desses genes seja efetiva. Os organismos transgênicos, obtidos pela introdução de genes exógenos (transgenes), podem ser denominados como OGMs. A sociedade tem discutido sobre a
autorização ou não do desenvolvimento e da comercialização dos transgênicos. Neste trabalho procedemos a uma averiguação do conhecimento dos estudantes da terceira série do Ensino Médio de escolas particulares e públicas da cidade de Palotina, Paraná, sobre os organismos transgênicos. A maioria dos estudantes afirmou conhecer o significado de organismos transgênicos (96,61% das escolas particulares e 97,22% das públicas), mas houve uma grande diferença na opinião dos alunos das escolas particulares e públicas em relação ao comprometimento da saúde do indivíduo com o uso de transgênicos (72,88% dos alunos das particulares acreditam que não, e 62,50% dos alunos das públicas responderam que sim). Em relação ao meio ambiente, as respostas foram similares à questão anterior (77,97% dos alunos das particulares acreditam que não são prejudiciais, enquanto nas escolas públicas 65,28% dos alunos acreditam que sim). No entanto, a maioria, tanto das escolas particulares como das públicas (94,92% e 95,83% respectivamente), considerou que não devem ser proibidos os
estudos e as pesquisas com transgênicos.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
