ANGIOGÊNESE E EXERCÍCIO
Resumen
O exercício age de forma benéfica no tratamento de doenças arteriais coronárias e doença arterial periférica, assim como na prevenção destas doenças, por meio de adaptações estruturais e funcionais no coração e na rede de vasos sanguineos. A formação de novos capilares a partir de capilares pré-existentes é chamado de angiogênese. O processo de remodelação vascular é desencadeado pelo exercício assim como sob outras condições. O óxido nítrico (NO) e o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), são os principais agentes bioquímicos do processo de angiogênese. A angiogênese relacionada ao exercício sofre influência de variantes. As principais e maisrelatadas, são o tipo de exercício realizado, o tipo de fibra muscular estimulada, e as condições dos indivíduos testados. Existe uma correlação positiva entre o exercício físico e a angiogênese. Contudo vários fatores intrínsecos e extrínsecos agem como moduladores deste processo. Esta importante
característica adaptativa do organismo deve ser explorada principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças arteriais, por seu potencial efeito protetor da rede vascular.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
